Tudo que uma mãe de gêmeos de primeira viagem precisa saber! Especial #1ano da Me Two

mordidas arte metwo desenho ilustração morder
Nhac! O que fazer durante a temida fase das mordidas das crianças
26 de março de 2019
Tudo o que rolou no 1º Workshop Nacional de Gêmeos e Múltiplos Me Two, em Gramado
7 de abril de 2019

No dia 2 de abril de 2018, três amigas davam início oficialmente a um grande projeto especial, pessoal e profissional: nasceu a Me Two, plataforma dedicada a tudo o que envolve o universo gemelar.

E não há jeito melhor de comemorar do que com vocês, que nos acompanham diariamente por aqui e em todos os nossos canais, sejam ao vivo ou digitais.

Reunimos os 10 conteúdos mais acessados do site e direcionados a mães de primeira viagem – começando pelas grávidas! Afinal, tudo é diferente quando estamos esperando dois (ou mais!) bebês ao mesmo tempo.

1 | Está grávida? 6 conselhos de mães de gêmeos

Um conselho sincero, dado por quem entende do assunto, é sempre bem-vindo. Ainda mais conselho de mãe!
Para ajudar as futuras mamães de gêmeos, convidamos quem já passou pela gravidez e pelos meses ou anos iniciais para compartilhar uma dica preciosa com outras grávidas. Salve nos favoritos para ler sempre que precisar ou envie para aquela sua amiga que está esperando dois bebês!

depressão pós parto

2 | Depressão pós-parto é mais comum em mães de gêmeos

De todas as fases da vida, o puerpério é o período em que a mulher tem maior vulnerabilidade para o aparecimento de transtornos psiquiátricos. E uma das condições que podem ocorrer neste período é a depressão pós-parto, que requer tratamento. Agora lá vem uma estatística para você ficar mais alerta ou observar as novas mães ao seu redor. Um estudo de 2009 divulgado pela Pediatrics (da American Academy of Pediatrics) mostrou que mães de gêmeos e múltiplos tinham 43% a mais de riscos de desenvolver depressão pós-parto em comparação com mães de gestações únicas. Nesta reportagem, falamos tudo o que você precisa saber sobre o tema.

3 | A importância da rotina para quem tem dois ou mais bebês

Ter rotina é importante quando se tem um filho, quando se tem dois ou mais, então, é fundamental. Uma vez que essa rotina for criada, faça de tudo para seguir. Dormir sempre na mesma hora, mamar, passear… Eles precisam de previsibilidade! Spoiler: acostume-se a pedir e a receber ajuda: é importante e essencial nas tarefas para manter a rotina com os gêmeos! Vem conferir como é possível criar uma rotina desde os primeiros meses de vida dos bebês.

4 | Dicas de sono para os gêmeos no primeiro semestre de vida

Seus bebês nasceram, supomos que vocês vieram para casa (porque o soninho de bebês que estão na UTI neonatal é diferente), e começou aquela rotina incessante de mamadas, sonecas, visitas ao pediatra, banhos, caminhas, acordadas noturnas, e no outro dia tudo de novo. Se você já está com seus bebezinhos nos braços e não sabe por onde começar, a primeira dica da co-idealizadora da Me Two, Elisa Scheibe Marty, é a seguinte: comece da maneira que deseja manter. O sono é um hábito e pode ser ensinado pelos pais e, portanto, aprendido pelas crianças. Mais dicas de como desenvolver bons e saudáveis hábitos de sono dos zero aos 6 meses? Nossa matéria conta tudo!

5 | Amamentação exclusiva de gêmeos: sonho ou realidade?

Amamentar é a coisa mais natural do mundo, certo? Nem tanto… Quem tem dois bebês (e mesmo quem tem um!) muitas vezes precisa de ajuda para conseguir. Neste link, você confere o depoimento da mamãe dos gêmeos Lucas e Vitor, Graziela Tizoni Cescon, que conta sua jornada de luta, dedicação e afeto na amamentação dos filhos, suas dificuldades e dúvidas durante o período da amamentação exclusiva e a complementação com fórmula. Vem ler!

 

desfralde desfraldar gêmeos 2

6 | Desfralde: quando um está pronto, o outro também está?

Desfraldar = processo de tirar a fralda das crianças, para que elas passem a fazer xixi e cocô no vaso quando estiverem prontas. E quem precisa desfraldar gêmeos, como faz? Os dois ao mesmo tempo? Um primeiro e depois o outro? Qual a idade indicada? Conversamos com uma pediatra e também com várias mães de gêmeos para coletar dicas e insights de cada experiência, para ajudar você quando a hora do desfralde chegar. A dra. Lúcia Diehl, do instagram Fica Tranquila, Mamãe, tem muitos anos de dedicação aos pitocos e orienta as famílias sobre o assunto. Vem conferir!

nova principal dentes sozinhos

7 | Escovar os dentes de dois ao mesmo tempo

Levante a primeira escova de dentes quem nunca teve dúvidas sobre como cuidar dos dentinhos das crianças.
Desde o tipo e a quantidade de creme dental até as formas de tornar esse momento mais prazeroso para pais e filhos, aqui preparamos um guia cheio de dicas para famílias de gêmeos ficarem bem informadas. Você com certeza sabe que os bons hábitos de higiene da boca devem começar desde cedo. E, sim, isso significa começar quando nossos filhos ainda são bebês! Isso faz com que eles achem normal alguém mexendo em suas boquinhas, entra como uma rotina na vida da criança, algo comum e necessário como comer e brincar. Quem explica são as dentistas dra. Aline Vargas de Almeida, mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial, e dra Manoela Sessegolo, especialista em Odontopediatria, ambas da Clínica Alegra, de Canoas/RS. Vamos acompanhar e saber mais?

atraso fala gêmeos linguagem

8 | Linguagem: vamos falar sobre o desenvolvimento da fala

Muitas famílias com gêmeos já tiveram contato com o assunto: a tendência de atraso na fala das crianças.
E na carona dessa questão vêm os motivos pelos quais este atraso no desenvolvimento da linguagem poderiam ocorrer. Conversamos com a fonoaudióloga Vanessa Henrich, especialista em Aquisição de Linguagem e mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS, para trazer informações sobre o assunto e tirar as principais dúvidas a respeito do atraso na fala de gêmeos. Quais os principais fatores que levam ao atraso na fala? É possível um gêmeo estar em uma etapa do desenvolvimento e o irmão em outra? Em que faixa etária os pais notam que a fala está em desenvolvimento com atraso? Respondemos tudinho aqui! 

9 | Quando os gêmeos estão prontos para tomar banho sozinhos

Essa é uma pergunta que chega muito aqui para a Me Two – ainda mais porque pai e mãe de gêmeos e múltiplos precisam dar banho em dois ou mais, certo? Então, vamos às dicas. A pediatra Lissandra Pedroso indica que desde os 3 ou 4 anos de idade das crianças, o adulto que dá banho faça da atividade algo lúdico: nomeie as partes do corpo e vá explicando sobre a higiene. Depois, vem outro passo a passo indicado a ser seguido. Curioso? Vem conferir as dicas completas!

irmãs gêmeas juntas na escola

10 | Juntos ou separados na escola? Prós e contras de cada decisão

O primeiro dia de aula da vida de um filho costuma ser um momento de bastante expectativa para os pais.
E, para mães e pais de gêmeos, há ainda uma preocupação adicional: os gêmeos devem estudar juntos ou separados?
Como tudo na vida, não há resposta definitiva. Porém, queremos (e muito!) falar do assunto e convidamos quem entende do tema para trazer os principais estudos na área e nos ajudar a listar os prós e contras de cada opção. Aqui para a Me Two, a pesquisadora Isabella Franca Ferreira, mestranda em Psicologia Experimental pela faculdade de Psicologia da USP, traz abordagens realizadas em outros países acerca da separação de gêmeos em sala de aula e, ao fim, tem um convite para as mães de gêmeos do Brasil participarem de um estudo sobre o tema. Por que separar e por que manter junto? Veja os prós e os contras.

Leia também aqui na Me Two
@@ Ter gêmeos é hereditário? Perguntas e respostas sobre o assunto da gemelaridade
@@ Psicanalista reflete sobre a individuação dos gêmeos – e a força da dupla
@@ Univitelinos e bivitelinos: qual a diferença?

Camila Saccomori
Camila Saccomori
Jornalista de Porto Alegre e mãe da Pietra, nascida em 2011. Desde a gravidez, passou a produzir conteúdos femininos e voltados a famílias em vídeo, foto e texto. Trabalhou por 20 anos no Grupo RBS e hoje faz conteúdos para a Me Two e projetos de maternidade pelo seu novo "filho", o canal @VamosCriar.

2 Comments

  1. Melina disse:

    Gosto muito das matérias de vocês, e por isto confesso que fiquei um pouco desapontada com esta, principalmente na questão de amamentação e sono. É super importante que uma mãe de gêmeos de primeira viagem saiba quais cenários ela pode vir a encontrar, mas minha sensação é que aqui acabou ficando, nestes dois textos especificamente, um ponto de vista mais fechado..o que quero dizer é nem todos os gêmeos frequentarão UTI neo, ou que precisarão de complemento ao leite materno, por exemplo. É saudável apresentar mais cenários, preparar esta mãe e esta família para outros cenários..
    A maternidade de gemelares já carrega muitos aspectos emocionais desafiadores, e por isto acredito que uma comunicação com informações amplas e variadas, pode dar mais leveza para esta familia de primeira viagem.
    Parabéns pela plataforma e pelo 1o ano. Gosto muito dos conteúdos trazidos por vocês e por isto quis contribuir com mais uma visão neste mundo gemelar.
    Um abraço

  2. […] também aqui na Me Two @@ Tudo o que uma mãe de gêmeos de primeira viagem precisa saber @@ As angústias mais comuns dos pais de gêmeos e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *