Aqui na Me Two somos fãs deste livro lindo e conversamos com a autora para contar um pouco mais sobre GÊMEOS.
A ideia de retratar duplas surgiu alguns anos antes da publicação, em 2016. Dadá partiu de quatro pares fotografados no mesmo dia para então chegar a quase 150 ao longo de 1 ano e meio de pesquisas e fotos (infelizmente muitos ficaram de fora da obra por questões de diagramação e custo). “Publicar livro no Brasil é mesmo uma jornada difícil”, comentou a autora, cujo terceira obra foi patrocinada pela Klabin e Eucatex por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Ver essa foto no Instagram
Ao longo do trabalho, presenciou situações curiosas durante as fotos, como quando um dos irmãos ficava tímido e outro incentivava a continuar, sem falar nas muitas tocantes demonstrações de afeto e sintonia. “Foi muito especial de ver que, quando eu fazia uma pergunta, ambos respondiam igual, da mesma forma, em coro!”.
As gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca foram as eleitas para a imagem de capa, pela plasticidade da foto. “Elas são lindas, gentis e engraçadas”, contou Dadá.
O prefácio de GÊMEOS, que tem 192 páginas, é assinado pelos médicos (e gêmeos) Alexandre e Ricardo Ghelman e pelos cartunistas Chico e Paulo Caruso, que definiram: é um livro de arte único sobre personalidades pares.
Irmãos Caruso, cartunistas e criadores do “Sindicato dos Gêmeos”
Há famosos e anônimos, pessoas de todas as idades, desde as netas de Fernando Henrique Cardoso (Joana e Helena) até adultos e vovós retratados em suas simetrias e particularidades. “Todo ser humano, de algum modo, é gêmeo. E todo gêmeo, de algum modo, é univitelino”, escreve a fotógrafa.
Leia também aqui na Me Two:
@@ Os famosos e as famosas que têm um irmão gêmeo
@@ Celebridades que têm filhos gêmeos e múltiplos
@@ Dicas para fotografar filhos gêmeos na infância