Dia Nacional do Livro: conheça GÊMEOS, da fotógrafa Dadá Cardoso
Do cadeirão à cadeirinha portátil de elevação: dicas práticas para começar a alimentação dos gêmeos
23 de outubro de 2019
Entrevista! Marcelo Serrado sobre ser pai de gêmeos: “É uma irmandade que extrapola o comum”
4 de novembro de 2019

Bia e Branca, irmãs gêmeas do nado sincronizado

Queremos apresentar GÊMEOS, criação da fotógrafa Dadá Cardoso com 100 retratos lindos de pares de irmãos.

29 de outubro é Dia Nacional do Livro e um bom motivo para compartilhar esta obra brasileira que nos toca por tratar do nosso universo de forma tão bonita!

Aqui na Me Two somos fãs deste livro lindo e conversamos com a autora para contar um pouco mais sobre GÊMEOS.

A ideia de retratar duplas surgiu alguns anos antes da publicação, em 2016. Dadá partiu de quatro pares fotografados no mesmo dia para então chegar a quase 150 ao longo de 1 ano e meio de pesquisas e fotos (infelizmente muitos ficaram de fora da obra por questões de diagramação e custo). “Publicar livro no Brasil é mesmo uma jornada difícil”, comentou a autora, cujo terceira obra foi patrocinada pela Klabin e Eucatex por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dadá Cardoso (@dadacardoso) em


Ao longo do trabalho, presenciou situações curiosas durante as fotos, como quando um dos irmãos ficava tímido e outro incentivava a continuar, sem falar nas muitas tocantes demonstrações de afeto e sintonia. “Foi muito especial de ver que, quando eu fazia uma pergunta, ambos respondiam igual, da mesma forma, em coro!”.

As gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca foram as eleitas para a imagem de capa, pela plasticidade da foto. “Elas são lindas, gentis e engraçadas”, contou Dadá.

O prefácio de GÊMEOS, que tem 192 páginas, é assinado pelos médicos (e gêmeos) Alexandre e Ricardo Ghelman e pelos cartunistas Chico e Paulo Caruso, que definiram: é um livro de arte único sobre personalidades pares.

Irmãos Caruso, cartunistas e criadores do “Sindicato dos Gêmeos”

Há famosos e anônimos, pessoas de todas as idades, desde as netas de Fernando Henrique Cardoso (Joana e Helena) até adultos e vovós retratados em suas simetrias e particularidades. “Todo ser humano, de algum modo, é gêmeo. E todo gêmeo, de algum modo, é univitelino”, escreve a fotógrafa.

Leia também aqui na Me Two:
@@ Os famosos e as famosas que têm um irmão gêmeo
@@ Celebridades que têm filhos gêmeos e múltiplos
@@ Dicas para fotografar filhos gêmeos na infância

Camila Saccomori
Camila Saccomori
Jornalista de Porto Alegre e mãe da Pietra, nascida em 2011. Desde a gravidez, passou a produzir conteúdos femininos e voltados a famílias em vídeo, foto e texto. Trabalhou por 20 anos no Grupo RBS e hoje faz conteúdos para a Me Two e projetos de maternidade pelo seu novo "filho", o canal @VamosCriar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.