Dicas para escovar os dentes dos gêmeos

7 dicas práticas para escovar os dentes dos gêmeos

sozinha gemeos cuidar de dois ao mesmo tempo vivi
Dicas para cuidar sozinha dos gêmeos: amamentar, dar banho, hora de dormir e muito mais
29 de janeiro de 2019
brigas irmãos gêmeos
As brigas entre os gêmeos estão te tirando do sério? Veja como lidar com a situação
7 de fevereiro de 2019

Levante a primeira escova de dentes quem nunca teve dúvidas sobre como cuidar dos dentinhos das crianças.

Desde o tipo e a quantidade de creme dental até as formas de tornar esse momento mais prazeroso para pais e filhos, aqui preparamos um guia cheio de dicas para famílias de gêmeos ficarem bem informadas.

Você com certeza sabe que os bons hábitos de higiene da boca devem começar desde cedo. E, sim, isso significa começar quando nossos filhos ainda são bebês! Isso faz com que eles achem normal alguém mexendo em suas boquinhas, entra como uma rotina na vida da criança, algo comum e necessário como comer e brincar. Quem explica são as dentistas dra. Aline Vargas de Almeida, mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial, e dra Manoela Sessegolo, especialista em Odontopediatria, ambas da Clínica Alegra, de Canoas/RS. Vamos acompanhar e saber mais?

Por que surge a cárie

Quando os dentes não são limpos com frequência, as bactérias da boca (principalmente a bactéria da cárie, a streptococcus mutans) se alimentam dos açúcares existentes nos restos de comida e passam a produzir ácidos que desmineralizam o esmalte dentário. Por isso é muito importante não dar doces para a criança nem adoçar o leite nos dois primeiros anos de vida. O primeiro sinal de que algo não vai bem é o aparecimento de manchas brancas nos dentes. Se não tratadas, essas manchas viram buraquinhos e podem gerar dor.

Quanto usar de pasta de dente

A Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde recomendam o uso de cremes dentais com flúor, sem risco para a saúde de seu filho. A quantidade de flúor existente deve ser de pelo menos 1100ppmF (informado na embalagem do produto). O uso de pastas com flúor realmente protege os dentes das crianças, mas para utilizá-los com segurança deve-se aplicar à escova uma quantidade adequada para a idade. Nada de exagerar! Veja abaixo:

De 0 a 3 anos: uma “sujeirinha”, ou meio grão de arroz cru
De 3 a 7 anos: quantidade de um grão de arroz cru
De 7 a 12 anos: quantidade de um grão de ervilha

escova dentes dicas gemeos

Para a escola ou aquelas mamães que realmente não tem tempo de controlar e auxiliar seus filhos no momento da escovação, o melhor é utilizar cremes dentais sem flúor, ou com uma menor quantidade, mas que contenham o xilitol na sua fórmula. O xilitol é um tipo de açúcar que possui propriedades que inibem a incidência de cáries, pois reduz o crescimento das bactérias que a causam.

Quantas vezes por dia?

A rotina ideal de higiene bucal das crianças é após o café da manhã, almoço e antes de dormir. E sim, deve-se escovar a língua e usar fio dental nos pequenos! Use escovas específicas para a idade, de cabeça pequena e cerdas macias.

gemeos escovar lingua dentes

Para que o momento da escovação da duplinha seja algo tranqüilo e prazeroso, confira as dicas práticas da dentista Aline, mãe dos gêmeos que ilustram essa matéria, e das mamãe de gêmeos da Me Two.

1. Envolvam as crianças no processo

Expliquem que existem bichinhos que gostam de comer dentes sujinhos e para que isso não aconteça precisamos usar a escova de dentes e o fio dental. Levem eles ao supermercado ou à farmácia, mostrem duas opções de escova de dentes e peçam para escolherem.

2. Levem as crianças para o banheiro juntas

E escovem seus próprios dentes na frente da criança. Repita isso todos os dias, para eles saberem que isso se faz sempre! Façam uma troca, eles primeiro escovam os seus dentes e depois vocês escovam o deles. Este é um momento gostoso de pais e filhos que dá muito resultado!

 

dentes gemeos escovar dicas brinquedos

3. Comprem algum brinquedo com dentes

Pintem um dente e mostrem que está sujinho. Perguntem a eles vamos ajudar o nosso bichinho? Como podemos deixar o dente dele bem limpinho? Ensine a criança a limpar o dente do bichinho. Em seguida pergunte, e o seu meu filho, como podemos deixar limpinho? Ele irá querer deixar seus próprios dentes bem limpos!

dentes gemeos escovar com brinquedos

4. Cantem músicas

Crie uma própria ou utilize o vídeo do Mundo Bita que chama-se XIC XIC XIC (vídeo abaixo). É bem legal e motivador.

5. Contem estórias

Por exemplo, como o melhor amigo gosta de escovar os dentes, deixar a boca limpinha e cheirosa, e abrir como jacaré pra limpar tudinho. Será que você também sabe fazer igual?

6. Usem recursos lúdicos

Existe um kit de brinquedo do Dr Dentinho (vídeo abaixo) que tem um bocão cheio de dentes e instrumentos que faz sucesso com a criançada. Dá pra limpar e brincar de dentista!

7. Faça consultas regulares ao dentista

Este é o mais importante: mantenha uma rotina de visitas ao odontopediatra, mesmo antes do nascimento do primeiro dentinho. Ele é o profissional mais qualificado para dar informações não só de higiene, mas também de alimentação, fala, desenvolvimento ósseo e dentário, tratamento de traumas, respiração bucal, ronco e bruxismo infantil.

Leia também aqui na Me Two
@@ Desfralde dos gêmeos: tudo o que você precisa saber
@@ Cuida dos gêmeos sozinha? Dicas para a hora do banho, a de dormir e muito mais
@@ Os famosos e as famosas que têm um irmão gêmeo

 

Camila Saccomori
Camila Saccomori
Jornalista de Porto Alegre e mãe da Pietra, nascida em 2011. Desde a gravidez, passou a produzir conteúdos femininos e voltados a famílias em vídeo, foto e texto. Trabalhou por 20 anos no Grupo RBS e hoje faz conteúdos para a Me Two e projetos de maternidade pelo seu novo "filho", o canal @VamosCriar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.