Sarah Gilbert e seus trigêmeos: quem está a frente da vacina contra o COVID-19 Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos Inspirações educação, conteúdo

Sarah Gilbert e seus trigêmeos: quem está a frente da vacina contra o COVID-19

Relato de parto normal de trigêmeos – Por Carolina Sperb
28 de julho de 2020
Gêmeos espelho: você sabe quais são as características?
14 de agosto de 2020
Sarah Gilbert Photographer: John Cairns/University of Oxford

Sarah Gilbert Photographer: John Cairns/University of Oxford

A professora e pesquisadora britânica Sarah Gilbert (58), especialista em vacinologia da Universidade de Oxford, lidera a equipe que deu um dos maiores saltos em direção à imunização contra o coronavírus. Seus filhos trigêmeos, de 21 anos (todos estudando bioquímica), participaram dessa conquista.

Acadêmica da Universidade de Oxford , em 2008, Sarah já fazia parte da equipe que desenvolveu uma vacina contra influenza, mas nem sempre foi assim. Gilbert poderia ter largado tudo quando, em 1998, chegaram seus trigêmeos. Na época, já trabalhava na Universidade de Oxford, onde hoje, depois que ambos decidiram que seu marido iria adiar os estudos para se dedicar à paternidade, ela está perto de encontrar a cura para a pandemia.

Mesmo após sua pesquisa de pós-doutorado na Brewing Industry Foundation e alcançando uma posição importante na Universidade de Oxford em 1994,  não tinha renda suficiente para pagar a creche de seus três bebês. E tanto ela quanto o marido estavam imersos em seus estudos. Mas este decidiu se dedicar à criação dos filhos, para que sua esposa pudesse cumprir seus objetivos. E ele não estava errado!

Sarah e sua equipe publicaram a sequência genética do coronavírus em janeiro de 2020. Na época, ela acordava todos os dias às 4 da manhã para poder trabalhar no que seria seu grande achado médico. Em apenas 4 meses, ela conseguiu fazer testes clínicos com seus colegas do Instituto Jenner de Oxford, onde esses processos costumam levar cinco anos para começar a ser testados . E entre as mil pessoas que se ofereceram para o teste estavam os trigêmeos de 21 anos de Gilbert, os três estudantes de bioquímica .

Atualmente, e após uma aliança entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, será alcançada a produção de dois bilhões de doses , com distribuição mundial e a preço de custo. Um prêmio pelo esforço das 25 pessoas que foram lideradas por Sarah, para encontrar uma vacina que, hoje, está na Fase 3 de testes (o objetivo é testar a segurança e eficácia do produto especificamente no público-alvo a que se destina. Nesta etapa, o número de participantes pode chegar a milhares. Mesmo depois da aprovação, nova vacina continua sendo monitorada, em busca de eventuais reações adversas).

 

Mãe de trigêmeos que inspira o mundo!

 

Texto originalmente publicado no UPSOCL, traduzido livremente e adaptado pela Me Two.

 

Veja também:

@@ Mãe de trigêmeos aos 40.

@@Mãede3: a vida com filhos trigêmeos, da gestação aos cuidados triplos

@@“Three Identical Strangers”: a surpreendente história dos trigêmeos separados no nascimento

@@ Relato de parto normal de trigêmeos – Por Carolina Sperb

 

 

 

 

 

 

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.