O médico e psicanalista Ruggero Levy, membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), irá falar no dia 2 de outubro sobre “O casal e a nova família após a chegada de gêmeos e múltiplos”. O objetivo deste encontro é refletir sobre os processos relacionados à chegada dos filhos à vida do casal, o funcionamento familiar, a conexão da mulher com os outros papéis de sua vida e a reorganização da vida a dois.
A palestra será no dia 2, uma terça-feira, das 19h às 20h, no Instituto Ling, com apoio da Escola Despertar e Censi Empreendimentos. Os ingressos custam R$ 160 (desconto de 20% para casais que comprarem dois ingressos e ainda concorrem a vouchers de R$ 250 em roupas da Aramis Menswear).
Saiba mais em bit.ly/0210palestrametwo e leia a seguir alguns tópicos que serão abordados.
Entrevista: Ruggero Levy, psicanalista
No consultório, na verdade, observamos de tudo um pouco. Casais maduros que conseguem fazer frente à essa situação extremamente exigente; casais em que há fragilidade emocional maior e um vínculo menos sólido que sofrem mais e correm o risco de dissolução do núcleo familiar. Mas para todos é um momento de muita exigência do ponto de vista emocional.
A chegada de de dois ou mais bebês numa jovem família irá exigir uma alta dose de exigência em termos de dedicação, renúncias a muitos aspectos da vida pessoal do casal, além de toda a sobrecarga de angústias por ter frágeis vidas em suas mãos, sem terem maior experiência na maternidade e paternidade e sem terem, atualmente, o suporte de uma família estendida como ocorria em gerações anteriores.
Um casal que está esperando gêmeos ou múltiplos deverá informar-se, orientar-se e organizar-se para ter um suporte afetivo e presencial de outros membros da família maior, além do casal, idealmente, estar numa situação emocional estável e com uma sólida relação que suporte o peso natural desta experiência de vida, que pode ser de uma riqueza enorme.
Na contemporaneidade, especialmente a partir da emancipação feminina, os papéis familiares se modificaram em relação à família patriarcal da modernidade, onde o papel masculino era predominantemente o de procriar e manter-se trabalhando fora de casa para prover sustento. Atualmente, em função da mulher também ser sustentáculo financeiro da família, o pai teve que começar a assumir mais tarefas dentro de casa e, assim sendo, as posições, os papéis e as relações de poder dentro da família tornaram-se mais simétricas. Embora a mulher ainda acabe tendo mais encargos nos cuidados ao filhos, especialmente no início do desenvolvimento, por motivos naturais.
@@ Saiba mais em bit.ly/0210palestrametwo
Leia também
O QUE SIGNIFICA SER PAI DE GÊMEOS?
O USO DO BOM SENSO PARA AJUDAR MÃES DE GÊMEOS
1 Comment
[…] A PROPÓSITO DESTE ASSUNTO, participe da palestra da Me Two no Instituto Ling sobre este tema: “O casal e a nova família após a chegada dos gêmeos“, dia 2 de outubro, em Porto […]