O que aprendi sendo pai de 5: Trigêmeas mais 2. - Por Adriano Bisker Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos Vamos falar sobre trigêmeos educação, conteúdo

O que aprendi sendo pai de 5: Trigêmeas mais 2. – Por Adriano Bisker

Masterchef: Erick Jacquin revela que vai ser pai de gêmeos durante a final do programa
1 de agosto de 2018
Licença Paternidade estendida com filhos gêmeos – Relato da mãe de Christine Rondon
6 de agosto de 2018

Adriano Bisker, pai de 5, escreveu para a Me Two, contando como o nascimento das trigêmeas mudou sua vida e o que ele aprendeu.

Advogado, ele já era pai do Felipe e do André, quando as trigêmeas Nicole, Sofia e Julia vieram ao mundo. 

pai de 5, trigêmeas

Adriano e Lorie com os filhos: as trigêmeas Nicole, Sofia e Julia, o Felipe e o André

Confira seu relato:

Ser pai de cinco e com trigêmeas definitivamente me deu uma perspectiva diferente de vida.

Até o meu segundo filho, as minhas convicções eram as mesmas que a maioria dos pais. Todavia, ao nascer as trigêmeas, tomei por fatos algumas coisa que aprendi na marra:

CASA ARRUMADA É ALGO IMPOSSÍVEL

Que minha esposa não leia isto, pois ela, de fato acredita que irá conseguir deixar a casa em ordem sempre.

E olha que a gente tenta. Mesmo. Fazemos limpezas periódicas dos cacarecos, (ops, brinquedos e lindos trabalhos escolares) jogando alguns fora, doando a maioria ou guardando em lotados armários. Varremos a sala 2 ou mais vezes por dia. Mas só começar uma pequena agitação que tudo vira de ponta cabeça. De novo.

A minha esposa sempre tenta manter a casa em um estado decente, para o caso de alguém decidir aparecer do nada, sei lá o que.. Mas, (espero) que um dia ela vá entender. Eu já aprendi esta lição. É impossível.

DESENVOLVIMENTOS DIFERENTES

Ter filhos de idades diferentes e múltiplos me ensinou que, mesmo que sejam expostos a experiências semelhantes ou à mesma educação, eles se desenvolverão em um ritmo diferente, próprio, que estão além do meu controle.

E com isso passei a aproveitar mais. As conquistas individuais de cada um bem como a lidar com as frustrações momentâneas deles.

PACIÊNCIA

Dai me paciência.. Quantas vezes falei mentalmente estas 3 palavrinhas? Às vezes sei que sou uma pessoa com mais paciência que a mãe. Mas não toda noite. Aquelas noites em que a hora de dormir das crias está se tornando um pesadelo e eu preciso da paciência de um santo mas, em vez disso, estou cansado e irritado….
Antes, vivia estressado por bobagens ou chegar atrasado.. Hoje? Relaxei! Quando se tem múltiplos, você sabe que é física e matematicamente impossível ser perfeito, então aprendi a não me estressar tanto! Aprendi (me forcei) a lidar e ver com perspectiva diferentes, buscar alternativas, o que nos leva à próxima lição que aprendi:

MUDA O FOCO!

Aprendi que em alguns momentos não basta se juntar à gritaria, e sim mudar o foco. Isso mesmo. Se fosse dar apenas um conselho mágico, que seja este. Funciona (pelo menos com as crianças menores). Mude o foco. Crie uma outra ação. Pegue outro objeto à mão é faça uma graça. Ria, do nada. Cante. Acredite, muitas vezes (não a maioria, ok?) consegui tirar umas das minhas crias do torpor estado crítico em que nada adiantava fazer!

AS PESSOAS PERGUNTARAM – E MUITO!

Eu não me importo de compartilhar da minha jornada (tanto é que tenho um blog que conto sobre isso. Mas quando um estranho me perguntava se foi “tratamento”, eu achava pessoal demais. Como se o milagre de ter múltiplos fosse menos especial quando as pessoas assumem que não foram naturalmente concebidos.

Sem contar com outras trocentas perguntas que daria um post à parte, tais como “por que elas não são parecidas”, “as suas personalidades são iguais? “uma é mais extrovertida do que a outra?

Já respondi de tudo, as vezes com sarcasmo, ou aproveitando a oportunidade para educar as pessoas sobre gêmeos. Depois de 3 anos aprendi a lidar com leveza sobre estas questões, menos com a do próximo item…

 SEMPRE, (MAS SEMPRE!) IRÃO TE PERGUNTAR SE SÃO GÊMEOS.

Quando minhas meninas eram bebês, achava que era bastante óbvio que elas eram gêmeas, e me perguntavam em todos os lugares que eu ia. Eu achava que isso ia mudar à medida que os anos se passassem.. Ledo engano… Hoje a pergunta mudou para “quantos anos elas têm?”

 

QUE É IMPOSSÍVEL FAZER AS COISAS EM UM TEMPO PROGRAMADO

Sempre fui prático. Ainda continuo. Tomo banho rápido e me arrumo em um piscar de olhos. Agora, sair com hora certa com tudo isso de filhos? Já era. Esquece.
É um malabarismo para colocar as roupas, pentear os cabelos, mandar fazer xixi antes de sair, colocar e tirar das cadeirinhas do carro. Sim, você que é pai de múltiplos está sorrindo e concordando mentalmente comigo agora, tenho certeza.

 

SOMOS MAIS CAPAZES DO QUE PENSAMOS

Jamais esquecerei quando “sai de meu corpo” ao descobrir que seria pai de trigêmeas . Neste dia fui a um pequeno restaurante com minha esposa e ao olhar o local, falei: Nossa família irá ocupar todas as mesa! E bateu um desespero. Que estava ferrado. Que não ia ter mais vida. Que exagero! Quer saber? Eu não preciso me preocupar. Uma vez que dominei a arte de alimentar várias crianças ao mesmo tempo, colocando três na cama ao mesmo tempo, e geralmente fazendo tudo com uma mão, fiquei pronto para enfrentar o mundo.

Sim, estava exausto naqueles primeiros momentos (e verdade seja dita eu ainda estou a maior parte do tempo). Mas eu sou pai de cinco lindos filhos e estamos indo muito bem.

 

SAÍDAS DE CASA SEMPRE VEM BAGAGEM EXTRA JUNTO

Quando você arruma para uma saída parece que você faz as malas para um feriado completo, não é? São quilos de roupas extras, (vai fazer frio? Põe um casaquinho a mais!) Haja mochilas!

 

AS BRIGAS ENTRE IRMÃOS GÊMEOS COMEÇA MAIS CEDO

As brigas dos meninos, com 2 anos e meio de diferença começaram na idade que imaginamos ser a básica para começar.

Já com as trigêmeas… Começou desde quando nasceram, onde uma saiu na frente da outra, assumindo o nome que estava reservado para a segunda que nascesse. Hoje (quase) tudo é competição. Quem fica sentado no colo da mãe, quem vai no banco do meio do carro. Quem pegou primeiro o brinquedo…
Aprendi a lidar com quase todas as brigas. Tudo o que tenho a dizer é que estou muito feliz por todos eles já terem passado do estágio do “terrible two”. (Ahãn.. Só eu acho que isso acaba né)… A adolescência está chegando para os meus dois primeiro e já estou vendo que tudo recomeça..

 

QUE ELES SE AMAM

Que contraditório em relação ao item anterior, não é? Mas a verdade é que, quando as minhas pequenas não estão competindo uma com a outra, elas realmente se amam. Se preocupam uma com o outra e gostam de fazer coisas juntas. Elas compartilham brincadeiras, segredos, experiências e uma amizade que não consigo ver em ninguém que não sejam gêmeos. Os irmãos podem ser melhores amigos, mas há algo de especial na amizade entre gêmeos e eu sou um afortunado por ver isso se desenvolver.

VOCÊ DESCOBRE QUE TEM UMA FORÇA SOBRENATURAL

Carregar 50kg em cada braço é para os fracos. Aqui tem que levar pelo menos duas e mais as sacolas, estas eternas companheiras de saída! OS brinquedos… A lista só aumenta!

DESCOBRIR QUE NÃO TEM DE FICAR JUNTO, EM TODAS AS SITUAÇÕES.

Quando tinha apenas o meu primogênito, era uma necessidade de estar sempre junto e buscar socializar o meu filho. Era exaustivo ser a única fonte de entretenimento de alguém.  Com as trigêmeas elas sempre tiveram uma a outra. Ter uma companheira de brincadeira com a mesma idade é algo mágico!

ROTINA É A CHAVE PARA TUDO

Isso não aprendi. Foi imposto. E agradeço todos os dias por isso. Mesma hora para comer. Para dormir. Rotina é tudo nesta vida se você tem muitos filhos (e cá entre nós, mesmo que tenha apenas um). Crianças pedem limites. Clamam por rotina. E quando recebem, entram nesta gincana e todos saem ganhando com isso. Tente criar uma rotina em sua casa, veja as mil maravilhas que traz, nem que seja para descansar um pouco e sobreviver!

FEBRES, DOENÇAS E AFINS

FATO:. Quando uma fica doente, já peço a prescrição de remédios triplos, para não precisar retornar ao pediatra, pois com certeza terá um novo ciclo em casa…

TUDO EM QUINTUPLO!

Quem não ama um abraço, beijo ou sorriso de um filho. Imagina ter a percepção que tenho isso 5 vezes mais?

SOU UM HERÓI

As pessoas realmente acreditam que sou um quando falo que sou pai de cinco com trigêmeas no meio.

E POR ÚLTIMO, O FATO DE QUE EU E MINHA ESPOSA JÁ PERDEMOS.

Que minhas trigêmeas demorem para ler estas palavras, mas é um fato numérico: Nós já perdemos esta. Somos 2 contra 3. A democracia está aí para provar que a maioria ganha. Então, nós já perdemos. A nossa sorte é que (ainda) elas não sabem!

trigemeos mais dois

Adriano e Lorie com as trigêmeas

Gostou? Tem mais textos em minhas páginas, acompanhe!

Site: http://paide5.com.br
Instagram: https://instagram.com/paidecinco/
Facebook: https://www.facebook.com/paidecinco
Linkedin www.linkedin.com/in/pai-de-cinco

 

Rotina com gêmeos? Confira as dicas clicando aqui.

 

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.