Consultamos a fonoaudióloga Larissa de Souza Siqueira, que elaborou um guia para pais e mães de gêmeos e múltiplos acessarem conforme cada faixa etária. Antes de correr para a listinha, preste atenção na seguinte colocação: lúdico é um termo que se refere à forma divertida das crianças brincarem e desenvolverem suas habilidades. O lúdico envolve brinquedo, jogo, brincadeira e brincar.
São coisas distintas!
# O brinquedo é um objeto no qual a criança desenvolve o lúdico do brincar.
# O brincar (ou jogo) é a atividade que constitui ação, ou seja, constitui a brincadeira.
# E a brincadeira é feita de ações, diversão, expressão, vivência. É na brincadeira que se misturam fantasias e realidades através de regras que, quando quebradas, podem refletir em prejuízos sociais para a criança.
— Uma das coisas mais importantes é a interação, pois é nesse momento que a criança interage com o meio, com o brinquedo e com outras pessoas e/ou outras crianças. É muito bom quando os pais estão integrados e favorecem uma interação com os filhos. Lembrando que não é apenas o brinquedo, e sim a forma com que é trabalhado — explica.
Nas famílias com casos de gêmeos, Larissa vê uma riqueza de variações de brincadeiras, pois desde bebês os irmãos já conseguem desenvolver a percepção de que há outras crianças, já estão inseridas em variadas situações de desafios e disputas, assim como de companheirismo e cumplicidade.
— É enriquecedor a gratificante observar como os gêmeos se comportam nas brincadeiras. As diferenças de ações e pensamentos agregam mais informações e criatividades — conta.
Chocalhos, mordedores, brinquedos e livros de tecidos ou plásticos, bolas de tamanhos variados, bater palmas, cantar, cavalinho.
Encaixes variados (cubos, formas e cores variadas); introduzir faz-de-conta (telefone, chaves, bonecos para dormir e dar comidas, carrinhos); usar espelhos para fazer imitações.
Mesmos brinquedos acima com complexidade maior; introduzir quebra-cabeça simples (encaixes de formas); esconder brinquedos para a criança procurar.
Quebra-cabeças mais complexos (a partir de 4 peças); massinhas de modelas, livros, jogos de memória simples, danças; montar barracas; esconde-esconde; bolhas de sabão; miniaturas de faz-de-conta (panelinhas, kits de supermercado).
Bicicletas, ferramentas, blocos menores (engenheiro); instrumentos musicais; giz-de-cera.
Postos de gasolina; legos médios; patinetes.
Jogos de tabuleiro; explorar muito desenho (materiais de papelaria).
# Os estímulos não variam com o desenvolvimento e crescimentos das crianças, o que variam são as complexidades das brincadeiras que são enriquecidas à medida que a crianças vai adquirindo coordenação motora e linguagem.
# Quanto aos brinquedos, esse devem atender às necessidades da criança. Devem ser atrativos, motivadores, que despertem o interesse, a criatividade e a versatilidade. Sucatas são importantes para a criatividade e desafio. Com eles as crianças aprendem o valor afetivo do brinquedo e o prazer em criar seu próprio brinquedo que pode ser usado em variadas brincadeiras com outras crianças.
# Jogos são muito impor antes para o desenvolvimento social, emocional e intelectual. Encaixar, empilhar, construir, montar quebra-cabeça são essenciais na primeira infância (0-6 anos). A bola pode ser usada em qualquer idade e proporciona o desenvolvimento de habilidades motoras.
# Outras opções que as crianças têm interesse são personagens de desenho ou filmes, bonecos e fantoches. Esses brinquedos são interessantes para estimular a imaginação, atrair a atenção das crianças, contar histórias, fazer dramatizações e imitações. Ou seja, eles enriquecem o faz-de-conta (representação de papéis). Experiências de faz-de-conta são necessárias para que as crianças tenham vivência desse simbolismo, promovem a representação.
LEIA TAMBÉM
@@ IRMÃOS GÊMEOS DEVEM ESTUDAR JUNTOS OU SEPARADOS?
@@ ENTREVISTA! LUANA PIOVANI CONTA QUAIS SÃO AS SURPRESAS COMO MÃE DE GÊMEOS