Ampliando o pensar sobre Gêmeos e Múltiplos: Ciclo de Palestras Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos Eventos Me Two educação, conteúdo

Ampliando o pensar sobre Gêmeos e Múltiplos: Ciclo de Palestras

As curiosidades de ser gêmeo
19 de julho de 2018
Quais são as chances de ter filhos gêmeos?
23 de julho de 2018

A Me Two, o Instituto Ling e a Escola de Pais promovem em Porto Alegre o primeiro Ciclo de Palestras pensando no Universo de Gêmeos e Múltiplos.

 

Quantos pais de gêmeos ou múltiplos não têm dúvidas sobre a educação dos seus filhos ? E a questão da individualidade dos irmãos? E, ainda, a contribuição da neurociência para os gêmeos e múltiplos, como pode auxiliar na criação dos gêmeos?  E após todos esses questionamentos sobre os filhos, como fica o casal?

 

Pensando em todos esses questionamentos, traremos, através de 3 palestras com profissionais altamente capacitados os seguintes temas:

Escola de Pais – Edição gêmeos e múltiplos | Palestra 1: Construindo a individualidade de irmãos gêmeos e múltiplos

20/08
Escola de Pais - Edição gêmeos e múltiplos | Palestra 1: Construindo a individualidade de irmãos gêmeos e múltiplos

Ampliar o pensar sobre gêmeos e múltiplos, assim como o entendimento acerca das necessidades de suas famílias, é o objetivo dessa edição especial com 3 palestras. 

Esta palestra explorará os conhecimentos identificados em pesquisas sobre as diferenças e o processo de construção da individualidade de crianças com irmãos gêmeos e múltiplos. As questões práticas são muitas: posso vestir os irmãos com roupas idênticas? Quando entram no colégio devem cursar turmas diferentes? As personalidades são diferentes? São muitas as questões e o conhecimento especializado pode nos ajudar a sermos pais melhores e proporcionar uma bela infância aos nossos filhos.

O tema da individualidade adquire grande importância nas famílias de gêmeos e múltiplos, despertando inquietações e curiosidades desde a tomada de decisões sobre o início da vida escolar, passando por preferências e comparação, bem como adaptações na rotina – onde espaços individualizados devem fazer parte.

Esta palestra tem como objetivo ampliar o pensar sobre estas particularidades que são tão presentes na vida dos pais de gêmeos e múltiplos e de todas as pessoas envolvidas neste universo (profissionais da área da saúde, da educação, cuidadores e demais interessados).

Curadoria: Metwo.

Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos.

 Adela Gueller:

Psicanalista formada em psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autora e co-organizadora do livro: Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas (Casa do Psicólogo, 2008) e Atendimento Psicanalítico de crianças (Zagodoni, 2011). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (COGEAE/ PUC-SP) e do Curso de Psicanálise da Criança (Instituto Sedes Sapientiae).

PERÍODO: 20.08.2018

DIA: SEGUNDA

HORÁRIO: DAS 17H ÀS 19H

Escola de Pais – Edição Gêmeos e Múltiplos | Palestra 2: A contribuição da neurociência na criação de gêmeos e múltiplos

04/09
Escola de Pais - Edição Gêmeos e Múltiplos | Palestra 2: A contribuição da neurociência na criação de gêmeos e múltiplos

Ampliar o pensar sobre gêmeos e múltiplos, assimo como o entendimento acerca das necessidades de suas famílias, é o objetivo dessa edição especial com 3 palestras.  

Hoje a neurociência nos informa como o cérebro dos nossos bebês se desenvolve e nos ensina como interagirmos com nossos filhos para que eles se desenvolvam ao seu melhor potencial.

Nesta palestra, iremos conversa sobre o neurodesenvolvimento e como estes conhecimentos podem auxiliar na criação de gêmeos e múltiplos no dia-a-dia.

Curadoria:  Metwo.

Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos.

FERNANDA LUCCHESE
Dra. Fernanda Lucchese é Ph.D. pela University of Massachusetts em Boston, em psicologia clínica. Ela fez a sua graduação em desenvolvimento infantil pela Duke University e seu mestrado em biopsicologia pela NYU. Se especializou em desenvolvimento na primeiríssima infância no Brazelton Institute de Harvard, e em centros de desenvolvimento da NYSPI/Columbia University e NYU. Completou programas de treinamento clínicos em Neuropsicologia pediátrica pelo Bradley Hospital da Brown University, e pelo Semel Institute de Neurociência da UCLA. Dra. Fernanda fez a sua residência em neurodesenvolvimento infantil no Mailman Center for Child Development do University of Miami /Jackson Memorial Hospital.

PERÍODO: 04.09

DIA: TERÇA-FEIRA

HORÁRIO: DAS 19H ÀS 20H30

Escola de Pais – Edição Gêmeos e Múltiplos | Palestra 3: O casal e a nova família após a chegada de Gêmeos e múltiplos

02/10
Escola de Pais - Edição Gêmeos e Múltiplos | Palestra 3: O casal e a nova família após a chegada de Gêmeos e múltiplos

Ampliar o pensar sobre gêmeos e múltiplos, assim como o entendimento acerca das necessidades de suas famílias, é o objetivo dessa edição especialcom 3 palestras. 

Se já são muitas as transformações na vida do casal com a chegada dos filhos, imagine quando estamos falando da chegada de mais de um ao mesmo tempo! O início às vezes preocupante, o funcionamento familiar, o reencontro do casal e a conexão da mulher com os outros papéis de sua vida merecem uma atenção especial diante da intensidade com que tudo acontece.

O objetivo da palestra com o psicanalista Ruggero Levy é refletir sobre estes processos e sobre a reorganização familiar após a chegada dos gêmeos e múltiplos.

Curadoria: Metwo.

Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos.

RUGGERO LEVY:
Ruggero Levy é Psicanalista, Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e da International Psychoanalytical Association (IPA).Professor colaborador do departamento de psiquiatria da UFRGS, na área de adultos e na de psiquiatria da infância e adolescência. Professor e supervisor do Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (CEAPIA). Autor de diversos artigos científicos publicados em revistas especializadas regionais, nacionais e internacionais, bem como relator e palestrante em diversos eventos científicos nacionais e internacionais

PERÍODO: 02.10

DIA: TERÇA-FEIRA

HORÁRIO: DAS 19H ÀS 20H30

Saiba mais e inscreva-se clicando aqui.

 

 

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

1 Comment

  1. […] Me Two assinou a curadoria de 3 palestras do ciclo de debates Escola de Pais, do Instituto Ling. A edição especial para Gêmeos e Múltiplos trouxe profissionais altamente capacitados para […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.