Sintomas comuns da gravidez podem ser agravados em uma gestação gemelar. Desconfortos como enjoo, constipação e azia costumam piorar com a pressão de dois ou mais bebês sobre o intestino e o estômago da mãe. A nutricionista Julia Melnick, co-idealizadora do portal Sisters Mommies, conversou com a Me Two e revelou alguns cuidados simples que podem ajudar as futuras mamães a amenizar esses problemas.
Quem sofre de enjoos matinais, por exemplo, deve evitar ingerir líquidos pela manhã. O correto, segundo Julia Melnick, é dar preferência a alimentos sólidos e secos, como pão ou bolacha de água e sal.
“O alimento seco alivia muito essa sensação de enjoo que a gestante tem, principalmente a gestante gemelar”, afirma.
Com relação à azia, a dica é evitar o jejum prolongado e comer pequenas porções várias vezes ao dia.
O terceiro sintoma mais comum em grávidas de gêmeos é a constipação. A famosa “prisão de ventre” ocorre porque, na gestação, o movimento de peristaltismo (que empurra o bolo alimentar) fica bastante prejudicado com a pressão dos bebês. Neste caso, a nutricionista recomenda aumentar a ingestão de água, tomando no mínimo dois litros por dia, e fazer uma alimentação rica em fibras.
Mesmo comendo muita fruta, algumas grávidas reclamam que ainda sentem constipação e gases. Acontece que fibra em excesso também prejudica o funcionamento do intestino, ou seja, o ideal é que a gestante procure um especialista para ajudar a balancear a alimentação adequadamente.
Todas as dicas da nutricionista Julia Melnick estão no vídeo abaixo. Acompanhe os próximos “Conversa com Especialista” sobre nutrição na amamentação, introdução alimentar de gêmeos e outros temas!
Assista também nutrição na gestação gemelar: clique aqui.
2 Comments
Ola, achei barbaro a criacao metwo uma abordagem leve, esclarecedora e muito importante para nós maes de gêmeos.
Sou mae Theo e Vicente 3 anos e meio e confesso que tive muitas dificuldades pois este universo mágico e múltiplo é apaixonante e de muita dedicacao e abdicações de muitas coisas em prol dessas vidinhas que dependem da gente.
Gostaria muito que meus filhos tivessem mais contatos com gemelares para eles terem essa troca e ao mesmo tempo a dinâmica com gemelar e bem distinta e de disputa contínua.
Gostaria muito de participar dos encontros.
Um abraço, vanessa
Vanessa!
Obrigada pelo retorno! São pessoas como você que os motivam a seguir a busca pela nossa causa que é tão linda! Se possível, deixa teu e-mail ou telefone para que possamos entrar em contato. De onde você é?
Múltiplos beijos!