O que toda grávida de gêmeos precisa saber sobre prematuridade

#NovembroRoxo: o que toda mãe de gêmeos precisa saber sobre prematuridade

Exclusivo para assinantes – Última aula da Quarta Edição do Curso Travessia
3 de outubro de 2022

Gêmeos e múltiplos costumam nascer antes do tempo: essa é uma notícia que as mães recebem desde os primeiros momentos da gravidez. A prematuridade, porém, não é igual em todos os casos.

Neste mês de novembro, o assunto ganha mais visibilidade para sensibilizar as famílias e ampliar o acesso às informações.

Você sabia, por exemplo, que a prematuridade é considerada a principal causa de mortalidade infantil no Brasil? No mundo todo, um em cada dez bebês nasce prematuro. Todos os anos, cerca de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo (os dados são de 2012). Só no país, que ocupa a décima posição no ranking de maior número de prematuridade, são 279 mil partos pré-termos por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para marcar a chegada do #NovembroRoxo, conversamos sobre o assunto com a fundadora e presidente da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade –, Denise Suguitani. Ela é mãe da Dora, de 12 anos, e do Theo, de 11, nutricionista de formação e apaixonada pela causa desde que trabalhava em hospital na área da maternidade e UTI neonatal. Lá, percebeu o quão crítico é este momento para as famílias, que não tinham onde buscar informações. O portal Prematuridade.com nasceu assim e, em 2014, virou ONG para atuar a favor da causa em termos de políticas públicas.

– Vi o quanto os pais caíam de paraquedas no assunto quando o bebê nascia antes do tempo. E quanto mais eu mergulhava no assunto, ficava abismada com a situação. O Brasil é o 10º no ranking de países com maior índice de prematuridade – contou, em entrevista à Me Two para criarmos esta reportagem.

Denise dedica a maior parte do seu tempo à ONG atualmente e conta com ajuda de voluntários em todo o país. Aqui, com dados do Prematuridade.com, listamos os principais tópicos sobre o tema para você que será mãe de gêmeos.

Foto de Jennifer Inda das “pintinhas” da mãe de gêmeas Tati Luz

Todo bebê de gravidez gemelar nascerá prematuro?

Toda futura mãe que recebe a notícia de estar grávida de gêmeos ou múltiplos é informada por seu médico sobre a possibilidade de os bebês nascerem antes das 40 semanas. É sempre considerada uma gestação de maior risco. Embora algumas gestações de gêmeos consigam chegar até as 40 semanas regulamentares, os médicos costumam ficar satisfeitos se os bebês conseguirem ficar dentro do útero até as 37 semanas. Antes disso, os bebês são, sim, considerados prematuros. Crianças que nascem com menos de 28 semanas (abaixo de um quilo) são consideradas prematuras extremas. Mas é a idade gestacional, e não o peso da criança, que serão os principais fatores para incluí-las nessas categorias.

Quando um bebê é considerado prematuro?

Prematuro (ou pretermo) é o bebê que nasce com menos de 37 semanas e 0 dias. Abaixo de 37 semanas, temos ainda esta classificação:
* Prematuro tardio, entre 34 semanas e 0 dias e 36 semanas e 6 dias
* Prematuro moderado (ou moderadamente prematuro), 32 semanas e 0 dias a 33 semanas e 6 dias
* Muito prematuro: 28 semanas e 0 dias a 31 semanas e 6 dias
* Prematuro extremo, menor que 28 semanas e 0 dias

Nascer prematuro significa sempre ter sequelas?

Esta resposta vai depender da idade gestacional ao nascer e das intercorrências durante o período de internação. A boa notícia é que a área neonatal passa por grandes avanços e os recursos da medicina melhoram cada vez mais. As sequelas mais comuns costumam ser atraso psicomotor, problemas na visão (chamada de retinopatia da prematuridade) e problemas no aparelho respiratório. Lembrando, novamente, que cada caso é único e não é possível generalizar.

As chances de sobrevivência aumentaram significativamente nas últimas décadas, informa ao Prematuridade a presidente do departamento de neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria, Gislayne Souza Nieto: “Até pouco tempo, só sobreviviam os maiores de 1, 5 kg ao nascer. Hoje, espera-se o mesmo de bebês com 500 g”, explica a pediatra neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Segundo ela, um dos avanços da medicina que permitiu tal conquista foi o uso do surfactante exógeno, substância que favorece o amadurecimento dos pulmões do bebê, assim como o o desenvolvimento da ventilação mecânica na UTI neonatal também reduziu as taxas de mortalidade.

Quais são as sequelas mais comuns em bebês prematuros?

Muitos prematuros nascem e seguem a vida sem sequelas! Nem sempre a prematuridade deixa algum sinal temporário ou irreversível. Mas, em casos de prematuridade extrema, sempre é preciso observar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Em alguns casos, há maior risco para problemas de aprendizagem e comportamentais, risco de paralisia cerebral, deficiências sensoriais e motoras, infecções respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares ou diabetes, em comparação com bebês nascidos a termo.

– Alertamos que poderão ser crianças que vão se tornar adultos com necessidades especiais  afirma Denise.  Às vezes vai se manifestar em um atraso motor, um déficit cognitivo… Mas ainda faltam estudos mais profundos e a longo prazo que acompanhem casos extremos, como estudos que acompanham se a prematuridade é também um fator de risco para hiperatividade ou espectro autista, por exemplo – reflete. 

É comum terem de ficar na UTI neonatal após o parto?

Nem sempre os bebês necessitam da terapia intensiva, principalmente se já completaram 34 semanas. Ao portal Prematuridade.com, o médico Mário Martinez, coordenador da equipe de ginecologia e obstetrícia do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), esclarece: “Geralmente, essa é uma indicação para melhorar a adaptação respiratória, para quando o recém-nascido apresenta algum desconforto ou se é um prematuro com menos de dois quilos”.

## Leia o relato de uma mãe da Confraria de Gêmeos Me Two, Tanani Murari, cujos bebês ficaram 28 dias na UTI neonatal

prematuridade twins uti gemeos

Até quantas semanas minha gestação gemelar deve ir, em média?

Depende do tipo de gravidez gemelar. Com base na literatura médica e pesquisas, Dr. Wagner Hernandez responde à Me Two em matéria especial sobre o assunto: “Todas as mulheres grávidas de gêmeos perguntam qual a idade gestacional máxima que deverá ocorrer de acordo com o número de placentas e sacos. Embasado pela literatura médica, esse tempo costuma ficar em torno de até 32 semanas, no máximo 34, em casos de uma placenta e uma bolsa (gestação monocoriônica e monoamniótica). Já quando se trata de uma placenta e duas bolsas (monocoriônica e diamniótica, a gestação costuma chegar até 36 semanas em média, indo no máximo até 37. Já em casos com duas placentas e duas bolsas (dicoriônicas e diamnióticas, que são as mais comuns, a gestação acaba chegando até 38 ou 39 semanas.”

Veja abaixo os tipos de gravidez gemelar:

tipos gestação gemelar

Que tipo de complicações na gravidez podem levar ao parto prematuro?

Um bom pré-natal é o principal cuidado em qualquer tipo de gestação, e em gravidez de gêmeos são cuidados em dobro! Mãe de gêmeos precisa fazer mais ultrassons, exames de sangue e de urina. A partir de 28 semanas, entra em cena também a dopplerfluxometria, ultrassom que acompanha o fluxo sanguíneo dos bebês e certifica se o crescimento está adequado. Em geral, a preocupação gira em torno da prematuridade, do diabetes e da pressão alta, complicações que podem ocorrer mais a partir do segundo semestre, quando algumas alterações naturais do organismo podem abrir as portas para problemas como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, a hipertensão arterial específica da gravidez.

## Para a Me Two, dr. Wagner Hernandez gravou um vídeo explicando os fatores que podem levar ao parto prematuro de gêmeos. Ele destaca que é preciso levar em conta a distensão do útero relacionada a quantidade de bebês que estão sendo gestados. Confira abaixo:

Como o “método canguru” é adaptado para gêmeos prematuros?

Cada dia a mais que o bebê fica no “forninho”, na barriga da mãe, é uma vitória, é uma reserva a mais que fez de gordura, de nutrientes, em que o corpinho todo foi se desenvolvendo. Mas, quando nascem antes do tempo, os recursos da UTI neonatal é que dão conta da maturação dos órgãos e do desenvolvimento destes pequenos seres. No entanto, há uma coisa que as incubadoras ainda não substituem: o colo materno. O método canguru é um dos mais bem-sucedidos em UTI neonatal e traz benefícios incríveis.

– Tem pais e mães de gêmeos que colocam dois bebês no peito ao mesmo tempo. Não é só o contato pele a pele, é tudo que está envolvido – explica Denise. – O batimento cardíaco normaliza, estimula o vínculo, o aleitamento é favorecido, o bebê pode ter alta mais cedo… É muito bonito ver esta cena, os gêmeos juntinhos em colo-canguru, mesmo ali cheios de fios e tubos e sensores…

No caso das famílias com gêmeos, é bem comum os dois estarem internados e depois um sair primeiro (ter alta), e o outro ficar. A mãe precisa se dividir entre os cuidados no hospital e em casa – é considerada uma fase realmente bem difícil, tanto em termos práticos como emocionais. 

## Clique e saiba mais sobre o Método Canguru: diretrizes do cuidado

 

Por que o Novembro é ROXO?

Esta cor foi escolhida para a causa por simbolizar SENSIBILIDADE e INDIVIDUALIDADE, características que são muito peculiares aos  pequeninos que lutam por suas vidas nas UTIs neonatal quando nascem antes do tempo. O roxo também significa transmutação, ou seja, mudança; a arte de transformar algo em outra forma ou substância, transformação.

O tema global do Dia Mundial da Prematuridade deste ano, é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. Essa é a nossa campanha de 2022 e a nossa missão.

Selo Novembro Roxo

Cartilha COVID-19 e prematuridade: mitos e verdadesCartilha COVID-19 e prematuridade

Confira informações atualizadas sobre COVID, gestação, parto prematuro e amamentação aqui.

 

Leia também

## As 5 perguntas que um obstetra mais ouve das grávidas de gêmeos

## Ter gêmeos é hereditário? 6 perguntas e respostas sobre genética

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.