PREMATURIDADE EM GRAVIDEZ GEMELAR - POR DR. WAGNER HERNANDEZ Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos Conversa com especialistas educação, conteúdo
AMAMENTAR GÊMEOS É POSSÍVEL? POR MICHELE FERREIRA, ENFERMEIRA NEONATAL
31 de maio de 2018
Reportagem Record – Me Two Mãe de gêmeos
6 de junho de 2018

O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo.

É muito comum bebês gêmeos nascerem pré-termo. Segundo o site prematuridade.com cerca de 30% das mulheres grávida de gêmeos entram em trabalho de parto prematuro. É por isso que a Me Two foi novamente ao encontro do Dr. Wagner Hernandez, médico referência em gestação gemelar, para saber mais sobre  a prematuridade em gravidez de gêmeos.

Dr. Wagner Hernandez, medico especialista em atendimento especializado às gestações múltiplas

Segundo  o obstetra, é difícil explicar os componentes que influenciam e são influenciados por este complexo processo que é o nascimento prematuro de bebês, principalmente na gestação de gemelares.  Na verdade, uma das principais questões, em seu entendimento, é a distensão do útero relacionada a quantidade de bebês que estão sendo gestados. Para ele: ” Provavelmente é uma questão de continente e conteúdo”. Na medida em que os bebês crescem e se desenvolvem o útero tende a contrair, como explica: ” O útero é um elástico. Quando você estica demais, ele tende a contrair”

Contudo, outros fatores também influenciam na prematuridade em gêmeos. Ou seja, o risco da prematuridade  é multifatorial:

  • Risco maio de rompimento da bolsa;
  • Aumento da Pressão Arterial;
  • Complicações específicas da gemelaridade;

 

A Me Two foi ao encontro do Dr. Wagner Hernandez, que explica mais sobre o assunto:

 

 

Quer saber mais sobre gestação gemelar? Assista ao vídeo do Dr. Gustavo Steibel sobre as diferenças de Univitelinos e Bivitelinos. Clique aqui.

 

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

2 Comments

  1. […] Você também poderá gostar de: @@ Projeto de Pesquisa: Relacionamento entre gêmeos – Participe da pesquisa para o Painel USP de Gêmeos! @@ Por que estudar gêmeos? Curiosidades do universo gemelar  @@ Prematuridade em gravidez de gêmeos: tire suas dúvidas […]

  2. […] Wagner responde: “A principal dúvida das futuras mães de gêmeos acaba sendo o medo da prematuridade, que é realmente maior em uma gestação gemelar, pois toda gravidez de gêmeos é considerada de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.