Primeiramente, vamos aos fatos médicos. Dr Wagner Hernandez é quem comenta: “A definição de gêmeo mais velho se dá para o bebê que nasce primeiro. E esta é uma definição que ocorre geralmente no parto – mesmo que no começo da gestação um dos bebês esteja posicionado mais para baixo da barriga. Já em relação à concepção, os univitelinos são exclusivamente concebidos na mesma relação. No caso dos dizigóticos também, a não ser em uma situação raríssima que chamamos de ‘superfetação’, quando a mulher liberou mais de um óvulo e estes podem ser fecudados por espermatozóides de relação diferentes e até mesmo de parceiros diferenças. Nesse caso os gêmeos teriam, sim, diferença de alguns dias entre eles, geralmente não mais do que isso.”
Explicadinho? O que conta então é a hora do nascimento! E agora, o mesmo assunto do ponto de vista comportamental: sabemos que é bem frequente que nas duplas de gêmeos um assuma o papel do mais velho e queira ser o guia do irmão. Nossa especialista em relações fraternas, a psicanalista argentina Adella Gueller, explica: “As crianças verbalizam isso dizendo que são mais velhas. Quando o par gemelar gosta de ser conduzido, a dupla encontra um modo de funcionamento complementar, ao menos por um tempo. E, por outro lado, quando a dupla também quer ser líder, surgem intermináveis disputas rivais“.
4 Comments
Gostaria de saber se o primogênito é o que sai da barriga primeiro ou o segundo, quem é o primeiro a sair da placenta, ou seja qual dos dois é fecundado primeiro?Obg.
Essa também é minha pergunta…
Essa também é minha pergunta…
Queria saber algo parecido com as perguntas… porque já ouvir dizer que o mais velho não é o que sai primeiro mais sim o que entrou no útero por último isso procede?? Obrigado