Família que teve 3 vezes gêmeos precisa de ajuda
20 de setembro de 2019
Foto: @priscilacassol
Nancy Segal: mitos e fatos sobre gêmeos comentados pela maior pesquisadora do assunto
26 de setembro de 2019

Como assim, Me Two, gêmeo “mais velho”? Mas eles não nasceram no mesmo dia? Vale quem sai primeiro da barriga ou tem como saber quem foi concebido antes do outro? Levamos este assunto ao pé da letra hoje!

Primeiramente, vamos aos fatos médicos. Dr Wagner Hernandez é quem comenta: “A definição de gêmeo mais velho se dá para o bebê que nasce primeiro. E esta é uma definição que ocorre geralmente no parto – mesmo que no começo da gestação um dos bebês esteja posicionado mais para baixo da barriga. Já em relação à concepção, os univitelinos são exclusivamente concebidos na mesma relação. No caso dos dizigóticos também, a não ser em uma situação raríssima que chamamos de ‘superfetação’, quando a mulher liberou mais de um óvulo e estes podem ser fecudados por espermatozóides de relação diferentes e até mesmo de parceiros diferenças. Nesse caso os gêmeos teriam, sim, diferença de alguns dias entre eles, geralmente não mais do que isso.

Explicadinho? O que conta então é a hora do nascimento! E agora, o mesmo assunto do ponto de vista comportamental: sabemos que é bem frequente que nas duplas de gêmeos um assuma o papel do mais velho e queira ser o guia do irmão. Nossa especialista em relações fraternas, a psicanalista argentina Adella Gueller, explica: “As crianças verbalizam isso dizendo que são mais velhas. Quando o par gemelar gosta de ser conduzido, a dupla encontra um modo de funcionamento complementar, ao menos por um tempo. E, por outro lado, quando a dupla também quer ser líder, surgem intermináveis disputas rivais“.

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *