ENTENDA COMO SURGIU O PAINEL USP DE GÊMEOS E SAIBA ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE GÊMEOS.

Elisa Scheibe Marty, co-idealizadora da Me Two entrevistou a professora Emma Otta, Pró Reitora adjunta de Pesquisa da USP e coordenadora do Painel.

Confira no vídeo abaixo  como foi essa entrevista, que contou com a presença da Vanessa Rocha, co-idealizadora da Me Two e da psicóloga Tania Kiehl Lucci:

 

Por que estudar gêmeos?

Dra. Emma Otta relata a importância de estudos comportamentais de gêmeos na psicologia, em particular, o desenvolvimento de gêmeos. ” Existem estudos extremamente importantes que foram conduzidos na Universidade de Minessota: The Minessota Study of Twins Reared Apart“, ressalta a professora.

Dentre eles está o famoso caso dos irmão  Jack e Oskar que se reencontraram na idade adulta, depois de terem vivido grande parte da vida separados. A separação ocorreu quando a mãe levou um dos filhos para a Alemanha e o pai ficou com outro filho  em Trinidad. No reencontro, percebeu-se a diferença em relação ao seus valores e cultura. Porém, a similaridade em relação a personalidade é surpreendente.

Desafio no Brasil:

Quanto mais soubermos sobre os gêmeos brasileiros, melhor poderemos embasar práticas que atendam seus interesses e necessidades.

O grande desafio é realizar pesquisa com os nossos gêmeos, considerando a diversidade racial, cultural e socioeconômica. Internacionalmente, pesquisa com gêmeos é muito rica. Segundo Dra. Emma, “Nós estamos importando esse conhecimento”.

Um passo de cada vez:

O Painel USP de Gêmeos realizou o primeiro levantamento demográfico de gêmeos da cidade de São Paulo através do Sinasc, que reúne dados de todos os hospitais da cidade de São Paulo e notifica o nascimento de gêmeos.

Visando preencher a lacuna da falta de número de gêmeos brasileiros,o Painel USP de Gêmeos está coletando dados para o Cadastro Nacional de gêmeos.

Os nascimentos de gêmeos e múltiplos estão aumentando no Brasil, e por ser uma condição única, são importantíssimos para a ciência.

Cidades com alta taxa de gêmeos:

No Rio Grande do Sul, a cidade de Candido Godói possui uma taxa de nascimento de gêmeos maior que a média do Brasil, por tendência genética.

Em Minas Gerais, a cidade de Pedralva também possui uma taxa de nascimento de gêmeos mais alta.

Elisa e Vanessa da Me Two com a equipe do Painel: Emma e Tania.

PARCERIA DA ME TWO COM O PAINEL USP DE GÊMEOS PODE TRAZER RESPOSTAS PARA PAIS DE GÊMEOS NO QUE SE REFERE AO COMPORTAMENTO DOS FILHOS!

 

 

Quer participar da pesquisa? Entenda mais: clique aqui.