Quando eu estava grávida, indicaram o livro ” Os Segredos de uma encantadora de bebês – Tracy Hogg “ e falaram da rotina que tinha que ter com os gêmeos. Li o livro e estava convicta que seguiria ele e seria o melhor para todos da minha família. Tracy Hogg escreve sobre seguir uma rotina chamada EASY ( Eat, Activity, Sleep, You), ou seja, os bebês comem ( eat), fazem uma atividade (activity), e dormem (sleep), enquanto os gêmeos dormem, tem tempo para você ( You). No caso de ter gêmeos, essa última parte é muito mais difícil, mas foi o que adotei. No livro a autora fala que é importante começar do jeito que quiser manter. Eu, por exemplo, sempre quis que meus filhos dormissem e acordassem cedo, então desde o início foi assim.
Após a “confusão inicial” com a chegada de dois bebês em casa, é importante para as famílias de gêmeos se organizarem e criarem rotina. Estabelecer horários para as atividades do dia a dia traz benefícios tanto para os bebês, como para os pais. Hora do banho, sono e até mesmo das mamadas. No início é bem complicado, mas depois facilita e tudo pode ser feito com muito mais segurança e tranquilidade.
Esse início é muito difícil, porque às vezes um gêmeo acorda antes do horário, “bagunça” toda a organização, fora refluxos, cólicas, gases, crescimento… mas o ideal é tentar se adaptar. Adiantando 10 minutos daqui, atrasando 15 minutos dali…
Vanessa Rocha com os gêmeos: Isabela e Gabriel.
Logo que os gêmeos chegarem em casa, é importante registrar as tarefas que fazem parte da rotina. Horário das mamadas,tempo da amamentação, qual gêmeo mamou em casa seio, quantidade de leite ( no caso de complementar a amamentação), horário do banho, horário das trocas de fraldas (e o que continha nelas), medicamentos, se for o caso, e algumas informações adicionais, que julgarem serem importantes. Isso ajuda a não se atrapalhar com o G1 e G 2 e também a mamãe fica mais segura.
Converse com os gêmeos, traz segurança:
Por falar em segurança, a encantadora de bebês recomenda que sempre converse com os bebês e vá falando tudo que está fazendo, isso com certeza deixa eles mais seguros.
Fiz isso desde o primeiro dia, desde apresentar todos os cômodos da casa, até narrar cada atividade que eu fazia. Seja troca de fralda, amamentação, o que fosse, eu relatava para eles tudo que estava acontecendo.
Outra dica importante: esteja aberta para receber auxílio de pessoas de sua confiança. Seja com os gêmeos, ou atividades domésticas e idas ao supermercado.
Entenda desse universo de ter filhos gêmeos, muna-se de informações, mas é na prática é que os pais conseguem saber o que funciona para cada família. Adapte a rotina da casa com o ideal para a família. Não adianta a mãe cuidar dos filhos sozinha e querer que eles durmam às 20 horas, se o pai chega em casa às 21 horas. Então, esteja aberta para se adaptar conforme a necessidade.
Mesmo sendo bebês, eles se adaptam muito mais quando existe uma rotina. Traz segurança e tranquilidade tanto para os bebês, como para os pais.
Momento de transição na rotina. Tirando uma das sonequinha da rotina, que pela idade não precisaria mais. Dormiram na volta do passeio. Era normal essa adaptação à nova rotina.
Outra esquema que foi adaptado na minha casa foi a mamada dos sonhos: Eu amamentava durante todo o dia os bebês, e durante a madrugada, se necessário, então estipulamos aqui em casa que a “mamada dos sonhos” seria feita pelo pai dos gêmeos. Era um momento dele com os bebês. Funcionava assim: Sempre perto da meia noite, o pai dava mamadeira para cada um dos dois bebês, mesmo se tivessem dormindo. Era o momento que eu, mãe, tinha para dormir e descansar. Foi muito importante para todos esse esquema. Os bebês dormiam mais, a mãe também e o pai aproveitava esse momento e se sentia importante.
Claro que todas as decisões eram tomadas com a pediatra dos bebês que teve (e tem) uma importância muito grande desde que nasceram.
Sei que muitas pessoas falarão que amamentação em livre demanda é melhor. Mas acredito que cada um sabe o que é melhor para os filhos e a família toda. Não podemos julgar ninguém. Tenho certeza que amor não faltará, independente da forma que vai alimentar os filhos, organizar a rotina. Enfim, o importante é todos estarem saudáveis e felizes.
A rotina pode ir mudando e se adequando conforme a necessidade dos gêmeos. Quando começa a introduzir as frutas, comida salgada, a organização muda, mas o importante sempre é se manter seguro, com auxílio dos profissionais de confiança, principalmente o pediatra.
E com a experiência que vejo através de pais, percebo que os pais de gêmeos são mais organizados muitas vezes que aqueles casais que tem um filho somente.
Quer saber mais sobre rotina e sono dos gêmeos de 0- 6 meses? Clique aqui e veja o post completo da Elisa Marty Scheibe, co-idealizadora da Me Two e consultora do sono.
9 Comments
Fui mãe de gêmeas com 29 anos, nunca tinha pego um recém nascido no colo. A gestação foi 100%, nasceram de 39 semanas, eu estava cheia de dúvidas e com muitas incertezas antes do nascimento. No dia que as meninas nasceram e eu as vi pela 1ª meu coração encheu de paz, coloquei na minha cabeça que eu levaria toda a situação da forma mais leve possível, fixei isso na mente e nos momentos de apuros eu só pensava nisso, foi o que fez com que eu conseguisse cuidar delas melhor. Hoje estão com 1 ano e 6 meses, rotina estabelecida, temos horários pra tudo, mas também deixamos a vida levar, afinal são crianças, precisam crescer em paz e não com uma pessoa toda hora dizendo o que fazer. Hoje posso dizer que pensei que seria uma verdadeira bagunça, mas cada mãe conhece seu filho e isso facilita muito, pois o amor supera tudo.
Nossa, Victória! Muito obrigada pelo seu relato! Também acreditamos nisso. E levar esses desafios diários de forma leve, cheio de amor e dando o melhor de si, o mundo nos recompensa! Realmente, o amor supera tudo! Beijos!
Adoro o blog e vocês, sempre leio quando consigo, parabéns pela iniciativa! Se precisarem de apoio para o blog podem contar comigo. Abraços.
Ah, Victória! Esse retorno é muito importante pra nós três. Obrigada por escrever, de coração. Tuas contribuições nos comentários já são maravilhosas. Entra em contato conosco pelo fale@metwo.com.br para trocarmos mais …
Beijos!
Assim q minhas gêmeas nasceram entrei em paranóia pensando como amamentaria as duas. Mas o desespero veio quando elas estavam na UTI neo e eu não tinha leite suficiente para as duas, mesmo tirando na bombinha não dava 50 ml por dia. Tive infeção e tive q tomar antibióticos, resultado…o leite secou de vez. As madrugadas intermináveis em claro entre mamadeiras, fraldas e medo de morte súbita me perturbação muito. Quando fizeram 4 meses me separei e literalmente me vi só. A rotina com horários pré estabelecidos e seguidos a riscae salvaram de vários momentos de stress. Hoje elas tem 1 ano e 8 meses, independentes, e por algumas horas conseguem se entreter sozinhas com brinquedos, livrinhos ou um desenho. Assim consigo adiantar muita coisa. Aprendi a me virar sem ajuda com elas, médico,mercado, passeios, viagens…sempre nos 3. As vezes pensamos q vamos enloquecer….mas aquelas mãozinhas pedindo um abraço reconfortante qualquer corpo e mente cansada.
Patrícia! Que exemplo de mãe você é! Parabéns pelas filhas e continue essa super mãe. Só nos, mães de gêmeos sabemos as dores, mas também as alegrias de ter gêmeos. Um super beijo e continue nos acompanhando.
Quando descobri a gravidez ja sabia que era gemelar, meu maior medo era o parto, mas a gravidez foi 100% e o parto também vim embora no dia seguinte desde então tive muita ajuda da minha mãe e minha avó com os dois , principalmente para amamentar mas sempre tentava fazer sozinha, quando eles tinham acabado de fazer 2 anos eu fui minha casa meu marido trabalha horário diferente do meu, então sempre fiz tudo sozinha, a rotina sempre foi a mesma, chegamos em cada as 18:00 HRs é chegar e fazer tudo correndo, os horários davam certo , hoje eles estão com 3 anos e meio, e foram separados na escola a 3 meses atrás, agora os horários fugiram um pouco do controle mas porque eu quis deixar eles brincarem mais juntos , hj eles nem ficam muito na tv, chegamos em casa e eles correm pro quarto jogam todos os brinquedos no chão e brincam juntos o tempo todo, não dão um pingo de trabalho. Muitas vezes é estressante que não temos nem tempo de ir no banheiro mas no final tudo vale a pena ♥️
Tb fui mãe e de gêmeos aos 29 anos,li muito e assisti muita coisa sobre maternidade e sobre gêmeos, mas quando os bebês nasceram quase pirei,o cansaço acabava comigo,mas sempre anotei toda a rotina num caderno p n me perder.O que ajudou os bebês dormirem melhor a noite foi o banho antes de por p dormir,comecei a fazer isso aos 3 meses,foi aí q consegui descansar um pouco,ficava aflita quando os 2 choravam e n conseguia dar atenção p 2 ao mesmo tempo,foi tenso essa parte pois me sentia culpada.Hj estão com 8 meses,super independentes e desenvolvidos,raramente pego no colo,pois assim q começaram virar eu coloquei eles no tatame,então gostam de ficar assim,única coisa q gostaria de conseguir é tirar a mamada da madrugada,mas eles sempre acordam mamam e dormem de novo, vou adaptando a rotina deles conforme as necessidades,sem rotina n funciona,principalmente com gêmeos!
[…] Leia também aqui na Me Two @@ Mais dicas de sono dos gêmeos dos zero aos 6 meses @@ Tudo o que uma mãe de gêmeos de primeira viagem precisa saber @@ Rotina e organização com filhos gêmeos […]