Gêmeas separadas na China aos 2 anos se reencontram aos 18 Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos De Tudo Um Pouco educação, conteúdo
twins gemeos criptofasia
Gêmeos podem ter uma linguagem secreta entre eles: vem saber mais sobre a criptofasia
19 de julho de 2020
Relato de parto normal de trigêmeos – Por Carolina Sperb
28 de julho de 2020
Imagem do reencontro das gêmeas separadas do documentário One Child Nation

Reencontro das gêmeas Esther Frederick e Zeng Shuangjie depois de 18 anos

Uma é chinesa, outra é americana: duas irmãs gêmeas separadas quando tinham 2 anos de idade se reuniram graças a uma investigação jornalística. A gente descobriu essa história assistindo ao documentário ONE CHILD NATION, do Amazon Prime Video, e ficamos impressionadas acompanhando o que aconteceu após as gravações.

O documentário traz entrevistas de como foi o período entre 1979 e 2015 na China, quando vigorava a Política do Filho Único. Significa que os casais só podiam mesmo ter 1 único filho, como parte do controle populacional do país. Gêmeos costumavam ser “permitidos”, porém muitos pares de gêmeos foram retirados de suas famílias ou mesmo abandonados. Eram recolhidos por orfanatos e vendidos a famílias internacionais que desejavam adotar bebês (famílias que sempre acreditaram que as crianças eram órfãs). Isso criou uma rede de tráfico que foi descoberta há pouco tempo.

Uma das milhares de crianças que passou por tudo isso foi Esther Frederick. Em 2002, quando ela tinha dois anos, foi confiscada por oficiais chineses porque a família violou a política do filho único. Sua gêmea, Zeng Shuangjie, aparece no documentário falando do grande desejo de reencontrar sua irmã. Assim como ela, muitos outros pares de gêmeos também foram separados no passado. Grupos de voluntários recolhem amostras de DNA para tentar fazer o match entre bebês e famílias biológicas.

No ano passado, após o filme ter estreado, as gêmeas finalmente conseguiram se encontrar ao vivo, agora com 18 anos de idade. Esther viajou do Texas para a cidade de Shaoyang, na província de Hunan. Quem ajudou ambas a se reencontrarem foi a jornalista Barbara Demick, do Los Angeles Times, que acompanhava desde 2009 o assunto por ter sido correspondente em Beijing fazendo reportagem sobre as mais de 80 mil meninas chinesas que foram adotadas nos Estados Unidos.

Aliás, a gêmea chinesa Zeng é capa do livro “Os órfãos de Shao”, de Pang Jiaoming, que traz outras impactantes histórias decorrentes da radical política do filho único que perdurou por tantas décadas.

Reunidas, Zeng e Esther Frederick contam do que mais gostam de fazer: a americana gosta de fotografia, arte, gastronomia e moda, a chinesa gosta de ping-pong, música e escrever em caracteres chineses. O vídeo do reencontro é emocionante!

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.