Filhos de gêmeos idênticos são como irmãos ou primos? Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos educação, conteúdo
desmame noturno
5 dicas para o desmame noturno dos gêmeos, com amor, carinho e aconchego.
12 de janeiro de 2020
Separadas no nascimento, gêmeas de 16 anos da Indonésia se encontram no Twitter
15 de janeiro de 2020

Nem irmão e nem primos: são como meios-irmãos. Vem cá seguir a leitura para entender a resposta! ? Quem nos explica é o geneticista Augusto Cardoso Santos, pesquisador do tema gemelaridade e que tira todas as nossas dúvidas sobre o assunto. (Você vai lembrar das aulas de ciências depois dessa explicação!) ?‍??‍? Acompanhe o raciocínio:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⏩ Gêmeos monozigóticos (popularmente conhecidos como gêmeos idênticos, pois são fisicamente parecidos) compartilham praticamente a mesma informação genética, isto é, o mesmo DNA. ⏩ Dois irmãos não-gêmeos compartilham aproximadamente metade de similaridade genética, pois herdam cerca de 50% dos mesmos genes dos seus genitores. Afinal, todos somos resultado da mistura do material genético do nosso pai e da nossa mãe (processo conhecido como “recombinação genética”). ⏩ Meios-irmãos (irmãos que têm parentesco apenas por parte de pai ou de mãe) têm metade disso – 25%. Expandindo este cálculo para primos de primeiro grau, encontramos um índice de similaridade genética de aproximadamente 12,5% ou 1/8.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
? Dito isso, sabemos que, por exemplo, filhos de um par de gêmeos idênticos casados com mães diferentes são socialmente reconhecidos como primos – e isso não deixa de ser verdade. ?Agora, geneticamente falando, é como se eles compartilhassem um mesmo genitor (já que o par de gêmeos tem aproximadamente 100% de similaridade genética).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⏩ Assim, filhos de gêmeos idênticos compartilham 25% ou 1/4 do seu DNA, ao invés dos 12,5% que possuem os primos de primeiro grau. Logo, é como se filhos de gêmeos monozigóticos fossem MEIOS-IRMÃOS, pelo menos do ponto de vista genético. Bacana, né? ?❤
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Se a gente quiser puxar da imaginação e hipotetizar que um par de gêmeos idênticos tivesse filhos com um casal de gêmeas idênticas, os filhos (que seriam, na prática, primos de primeiro grau) compartilhariam 50% de similaridade genética, isto é, mesmo grau encontrado entre IRMÃOS”, explica Augusto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
▶ E aí, família Two, quem aí tem irmão gêmeo e já tem filhos?! Conte aqui pra gente também!

Leia também
## 5 dicas para o desmame noturno dos gêmeos, com amor, carinho e aconchego.
## Mãe dá à luz a dois pares de gêmeos no mesmo ano!

## Gêmeos juntos na sala de aula ou separados: pesquisa mostra opinião das mães

 

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

1 Comment

  1. Elizangela ferreira dos Santos Rodrigues disse:

    Fui casada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.