Dia das Crianças: a importância do brincar para os gêmeos

Especial Dia das Crianças: a importância do brincar no desenvolvimento dos gêmeos

Cândido Godói: visitamos a Capital Mundial dos Gêmeos para ouvir as histórias da cidade
10 de outubro de 2019
Feliz Dia do Professor (de alunos gêmeos): pois dar aula para gêmeos e múltiplos também é diferente!
15 de outubro de 2019

Chegou o dia mais esperado do mês de outubro!

Mas brincar é verbo para ser conjugado o ano inteiro, não só no Dia das Crianças.

Nós que temos dois ou mais filhos em casa, estamos sempre atentos para estimular as brincadeiras. E é por isso que hoje a Me Two e a Alô Bebê uniram forças para trazer um conteúdo supercompleto para as famílias de gêmeos!

Vamos falar sobre a importância do brincar para bebês e crianças gêmeas e múltiplas. Quem nos dá muitas dicas no vídeo é a psicóloga Andréia Grinberg, que além de ser mãe dos twins Benjamin e Gabriela, 4 anos, é especialista em infância e adolescência e em configurações das relações familiares.

No vídeo a seguir, gravado com as coidealizadoras da Me Two Vanessa Rocha e Elisa Scheibe Marty, a gente fala mais sobre este assunto!

Brincadeiras de acordo com cada fase

Você já ouviu falar dos chamados “marcos de desenvolvimento”? Cada criança tem seu ritmo e isso deve ser cuidado pelos pais, sem comparação de um gêmeo com o outro. Então conforme cada etapa, diferentes tipos de brincadeiras são sugeridos. Até a introdução alimentar pode ser feita, por exemplo, de uma forma lúdica.

Sugestões para a fase pré-escolar

Quais os brinquedos e acessórios que podem ser usados para estimular os bebês nos primeiros anos de vida? Vamos mostrar ano a ano quais são as dicas principais para observar, conforme as aquisições de movimento corporal, motricidade, linguagem…

Dos 4 anos em diante, a magia entra em cena

Quem tem filhos dessa idade ou já passou dessa faixa etária costuma lembrar com muita nostalgia! Pois é realmente mágico ver as crianças querendo se fantasiar e imitar personagens. Incentive essa ludicidade e resgate a sua própria infância também!

A partir dos 5 anos, as crianças gostam de começar a entrar no mundo dos adultos, então é um bom momento para incluir nas atividades da casa, como ajudantes. Vão compreender melhor as regras, o que pode ou não, e isso vale também para jogos, que precisam de orientações para serem seguidas (e o famoso “ganhar e perder”, que traz à tona a competição, para transformar em colaboração entre os gêmeos).

Brincar sempre junto ou separados?

É muito legal quando os pais brincam com os filhos, o que a gente sabe que nem sempre é possível pelo tempo disponível e a correria do dia a dia. Mas reservar uns minutinhos pelo menos é sempre um bom momento de conexão: e para nós que temos mais de um em casa, observe como cada filho gosta de uma brincadeira diferente e brinca de forma distinta. É assim na sua casa também? Conte pra gente!

Leia também aqui na Me Two sobre este assunto
@@ Guia de brincadeiras para gêmeos de zero a 6 anos
@@ Vestir os gêmeos com roupas iguais ou diferentes?
@@ Tudo o que você precisa saber sobre o sono dos bebês gêmeos: perguntas e respostas
@@ Dicas para cuidar sozinha dos gêmeos: amamentar, dar banho, hora de dormir e muito mais

Camila Saccomori
Camila Saccomori
Jornalista de Porto Alegre e mãe da Pietra, nascida em 2011. Desde a gravidez, passou a produzir conteúdos femininos e voltados a famílias em vídeo, foto e texto. Trabalhou por 20 anos no Grupo RBS e hoje faz conteúdos para a Me Two e projetos de maternidade pelo seu novo "filho", o canal @VamosCriar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.