A trágica história das primeiras quíntuplas do mundo, as irmãs Dionne Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos educação, conteúdo
Festas de aniversário de gêmeos: mães contam suas escolhas sobre bolos, velas, decoração e os parabéns
20 de maio de 2019
Primeiro pai em produção independente no Brasil terá gêmeos gestados pela mãe em barriga solidária
29 de maio de 2019
dionne quíntuplas gêmeas história Canadá me two metwo

Em 28 de maio de 1934, em Ontário, no Canadá, nasceram 5 irmãs que tiveram uma história inédita de fama e exploração. Elas foram as primeiras quíntuplas de que se teve notícia no mundo a sobreviverem ao parto : Annette, Émilie, Yvonne, Cécile e Marie nasceram prematuras quando a mãe estava com 7 meses de gestação. Juntas, pesavam pouco mais de 6 kg.

O casal Elzire e Olive, pai das meninas Dionne, logo começou a receber propostas para exibi-las publicamente em troca de dinheiro, o que aconteceu primeiro em uma feira em Chicago. Poucos meses depois, o governo canadense alegou que a família não tinha condições de criar as quíntuplas e ficou com sua tutela. Começou o show de horrores: as irmãs eram expostas como atrações turísticas em eventos, visitadas por multidões (incluindo até um parque de diversões, onde ficavam em uma casa de vidros espelhada).

O médico que fez o parto e acompanhava a vida das meninas ficou famoso e milionário com muita publicidade e campanhas. Aos 9 anos, elas finalmente voltaram ao convívio com os pais, o que não foi fácil: eram exploradas para trabalho e acusam o pai de abuso sexual. A infância trágica deixou problemas emocionais em todas. Saíram de casa após a maioridade para tentarem refazer a vida. Uma morreu cedo, aos 20 anos, após uma convulsão. Outra faleceu em 1970 por causa de um coágulo cerebral.

As 3 irmãs sobreviventes processaram o governo e conseguiram uma indenização de milhões de dólares. Participaram de um documentário onde contam sua história (Million Dollar Babies). Duas seguem vivas: Annette e Cécile. Sua primeira casa virou um museu sem fins lucrativos que recorda a trajetória de horrores que viveram, o Dionne Quintuplets Museum.

Saiba um pouco mais da história das quíntuplas no video abaixo:

 
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.