O que muda na vida do casal com a chegada de gêmeos

Vamos falar sobre o que muda na vida do casal com a chegada de gêmeos?

Casal tira ano sabático para viajar com os filhos gêmeos “na mochila” pelo mundo
13 de setembro de 2018
familia luana abre 3 anos festinha
Entrevista! Luana Piovani conta quais são as surpresas como mãe de gêmeos
20 de setembro de 2018
gemeos casal esperando filhos

Todo casal que passa pela experiência de ter filhos já sabe que a vida muda (muito!) quando a família aumenta.

E se já são muitas as transformações na vida a dois com a chegada dos filhos, imagine quando estamos falando de mais de um ao mesmo tempo.

É para debater este tema que a próxima palestra da Escola de Pais, do Instituto Ling (Porto Alegre), tem curadoria da Me Two e foco no universo gemelar.

O médico e psicanalista Ruggero Levy, membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), irá falar no dia 2 de outubro sobre “O casal e a nova família após a chegada de gêmeos e múltiplos”. O objetivo deste encontro é refletir sobre os processos relacionados à chegada dos filhos à vida do casal, o funcionamento familiar, a conexão da mulher com os outros papéis de sua vida e a reorganização da vida a dois.

A palestra será no dia 2, uma terça-feira, das 19h às 20h, no Instituto Ling, com apoio da Escola Despertar e Censi Empreendimentos. Os ingressos custam R$ 160 (desconto de 20% para casais que comprarem dois ingressos e ainda concorrem a vouchers de R$ 250 em roupas da Aramis Menswear).

card palestra aramis

Saiba mais em bit.ly/0210palestrametwo e leia a seguir alguns tópicos que serão abordados.

Entrevista: Ruggero Levy, psicanalista

O que você observa em consultório sobre o assunto que podemos compartilhar com o público que irá assistir à palestra no dia 2?

No consultório, na verdade, observamos de tudo um pouco. Casais maduros que conseguem fazer frente à essa situação extremamente exigente; casais em que há fragilidade emocional maior e um vínculo menos sólido que sofrem mais e correm o risco de dissolução do núcleo familiar. Mas para todos é um momento de muita exigência do ponto de vista emocional.

A chegada de um bebê na família transforma a relação do casal de muitas formas. Que aspectos podemos destacar?

A chegada de de dois ou mais bebês numa jovem família irá exigir uma alta dose de exigência em termos de dedicação, renúncias a muitos aspectos da vida pessoal do casal, além de toda a sobrecarga de angústias por ter frágeis vidas em suas mãos, sem terem maior experiência na maternidade e paternidade e sem terem, atualmente, o suporte de uma família estendida como ocorria em gerações anteriores.

Como um casal pode se preparar quando descobre que está esperando gêmeos ou múltiplos?

Um casal que está esperando gêmeos ou múltiplos deverá informar-se, orientar-se e organizar-se para ter um suporte afetivo e presencial de outros membros da família maior, além do casal, idealmente, estar numa situação emocional estável e com uma sólida relação que suporte o peso natural desta experiência de vida, que pode ser de uma riqueza enorme.

Fala-se muito atualmente sobre o fundamental papel do pai. A que se deve essa consciência ampliada sobre a parentalidade?

Na contemporaneidade, especialmente a partir da emancipação feminina, os papéis familiares se modificaram em relação à família patriarcal da modernidade, onde o papel masculino era predominantemente o de procriar e manter-se trabalhando fora de casa para prover sustento. Atualmente, em função da mulher também ser sustentáculo financeiro da família, o pai teve que começar a assumir mais tarefas dentro de casa e, assim sendo, as posições, os papéis e as relações de poder dentro da família tornaram-se mais simétricas. Embora a mulher ainda acabe tendo mais encargos nos cuidados ao filhos, especialmente no início do desenvolvimento, por motivos naturais.

ecografia casal gravidez

@@ Saiba mais em bit.ly/0210palestrametwo

Leia também
O QUE SIGNIFICA SER PAI DE GÊMEOS?
O USO DO BOM SENSO PARA AJUDAR MÃES DE GÊMEOS

Camila Saccomori
Camila Saccomori
Jornalista de Porto Alegre e mãe da Pietra, nascida em 2011. Desde a gravidez, passou a produzir conteúdos femininos e voltados a famílias em vídeo, foto e texto. Trabalhou por 20 anos no Grupo RBS e hoje faz conteúdos para a Me Two e projetos de maternidade pelo seu novo "filho", o canal @VamosCriar.

1 Comment

  1. […] A PROPÓSITO DESTE ASSUNTO, participe da palestra da Me Two no Instituto Ling sobre este tema: “O casal e a nova família após a chegada dos gêmeos“, dia 2 de outubro, em Porto […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.