PESQUISA DA USP ESTUDA COMPORTAMENTO DE GÊMEOS Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos Conversa com especialistas educação, conteúdo
TÉCNICA OFERECE SOLUÇÃO NÃO INVASIVA PARA DIÁSTASE
15 de janeiro de 2018
SOMOS A ME TWO, SEJAM BEM-VINDOS!
1 de abril de 2018

Estudo pioneiro no Brasil irá mapear desenvolvimento emocional e social de crianças gêmeas e múltiplas de todo o País

Junto com o nascimento de filhos gêmeos, surgem a curiosidade e a vontade de aprender tudo sobre eles, afinal, não é tão comum ter gêmeos, mesmo que o número de gêmeos e múltiplos tenham aumentado no Brasil e no mundo. Somente no País, de 2004 a 2014, o número de nascimentos de gêmeos aumentou 28,5%, segundo dados da Pesquisa de Registro Civil do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado é consequência da evolução das técnicas de reprodução assistida.

No decorrer de nossa busca, percebemos a falta de informações confiáveis relacionadas, principalmente, ao comportamento e características psicológicas de gêmeos e múltiplos. E foi assim que, nós, um grupo de mães de gêmeos de Porto Alegre, descobrimos um encontro realizado pelo painel de gêmeos, na Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é da professora Emma Otta, do Instituto de Psicologia da Universidade.

Com a intenção de trazer mais informações sobre essas questões gemelares, fomos pessoalmente ao II encontro em São Paulo. De lá, trouxemos na bagagem aprendizado e uma parceria linda com o Painel da USP, do departamento de psicologia experimental, onde representaremos as famílias de gêmeos e participaremos de diversas pesquisas relacionadas ao desenvolvimento emocional e social de crianças gêmeas e múltiplas, e como isso pode afetar seu comportamento.

Entre as particularidades dos irmãos gêmeos está a questão da separação na escola e os comportamentos de cooperação e competição, segundo os pesquisadores. Assim, um dos temas que serão estudados é a separação de gêmeos e como o relacionamento entre os irmãos pode estar influenciando esta vivência.

Sabemos que, quando se trata de pesquisa científica, é necessário coletar muitos dados para que os resultados possam ser expostos. Mas, à medida que os estudos forem concluídos, pretendemos divulgar aqui na Me Two e, assim, ajudar outras famílias de gêmeos a compreender e decifrar esse universo.

Saiba mais sobre o Painel USP de Gêmeos (https://www.facebook.com/PainelUSPdeGemeos/) .

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.