Dia de São Cosme e São Damião, os irmãos gêmeos santos

A história do Dia de Cosme e Damião, os irmãos gêmeos santos

Almofada Amamentação Me Two
DICA DE ALMOFADA PARA AMAMENTAR GEMEOS
1 de setembro de 2021
Curso Travessia 2ª edição
Exclusivo para assinantes – Primeira aula da Segunda Edição do Curso Online Travessia Mãe de Gêmeos
20 de outubro de 2021

No dia 27 de setembro, é tradição de muitos devotos celebrar o dia de São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos médicos desde pequenos.

Mártires do Império Romano no século IV, são considerados santos que protegem as crianças e recebem muitas promessas.

Os irmãos são conhecidos como os protetores dos gêmeos e também dos médicos. E é por isso que a Me Two conta aqui um pouco a história de São Cosme e São Damião.

cosme damiao card me two

Quem foram eles?

Os gêmeos médicos que passaram a vida toda ajudando os mais pobres sem cobrar nada vieram de uma família com mais três irmãos. Eles nasceram em Egeia, no Oriente, em um contexto de repressão religiosa do Império Romano. Desde os 7 anos de idade já curavam pessoas. Ofereciam doces para ajudar a diminuir a dor e a tristeza dos enfermos. Por professarem a fé cristã, eram perseguidos. Aos 17 anos, teriam curado o filho do imperador Diocleciano, um verdadeiro milagre. O governante ordenou que os gêmeos trabalhassem apenas para ele, mas os médicos se recusaram, optando por ajudar o povo. Furioso, o imperador mandou decapitar os dois.

A confusão das datas: é 26 ou 27?

A data original (e mais forte) da comemoração é 27 de setembro. A execução dos irmãos gêmeos teria ocorrido em 27 de setembro, provavelmente entre os anos de 287 e 303, mas faltam documentos para comprovar o dia exato. A data acabou sendo alterada dentro do catolicismo após a morte de São Vicente de Paulo em 27 de setembro de 1660. O dia 27 ficou então para São Vicente, e a festa para Cosme e Damião seria antecipada em um dia para os católicos. Como é muito forte a tradição popular (derivada do sincretismo das religiões de origem africana, como umbanda e candomblé, com as celebrações das correntes afro-brasileiras), o dia 27 é um dia de intensa comemoração dos devotos.

cosme damião santos gemeos

Por que distribuir doces neste dia?

No sincretismo religioso, os santos são representados por figuras infantis, simbolizando a pureza das crianças. São Cosme e Damião são considerados protetores dos gêmeos e das crianças, e vem deste contexto a tradição de distribuir doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles. No Brasil, o hábito é muito forte no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no Nordeste, especialmente em Recife.

Muitos famosos são devotos

A atriz Giovanna Antonelli se diz devota e distribui doces todos os anos, como parte da tradição. Ela é mãe de duas meninas gêmeas, Antonia e Sofia, que nasceram no dia 8 de outubro de 2010.

Também a apresentadora Regina Casé e sua filha, Benedita, anualmente celebram a data comprando doces para doar. A atriz Nivea Stelmann, hoje radicada nos Estados Unidos com a família, sempre teve o hábito de homenagear Cosme e Damião nesta data. E Carlinhos Brown é tão devoto que tem até um trecho de música temático sobre os gêmeos: “Corre Cosme, chegou / Doum Alabá Damião Jaçanã / Prá levar e deixar / Alegria do Erê / É ver gente sambar…”

Não faltam promessas e simpatias

Muitos devotos que pedem e alcançam alguma graça dos santos médicos gêmeos fazem promessas para a data ao longo de sete anos, como a de distribuir guloseimas todos os anos na data. É comum mulheres que querem engravidar fazerem pedidos e promessas aos santos gêmeos, ou ainda realizando ações solidárias uma vez ao ano. Há também na internet inúmeras sugestões de simpatias para curar doenças, por exemplo, ou ainda para “aquietar crianças muito agitadas”.

sao cosme damião miniaturas

Conheça a Oração de São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.
Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e de
(Dizer nome dos seus familiares)
Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranquilidade.
Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

LEIA TAMBÉM
## CASAL TIRA ANO SABÁTICO PARA VIAJAR COM OS FILHOS GÊMEOS
## TER GÊMEOS É HEREDITÁRIO? 6 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE GENÉTICA E GEMELARIDADE

Camila Saccomori
Camila Saccomori
Jornalista de Porto Alegre e mãe da Pietra, nascida em 2011. Desde a gravidez, passou a produzir conteúdos femininos e voltados a famílias em vídeo, foto e texto. Trabalhou por 20 anos no Grupo RBS e hoje faz conteúdos para a Me Two e projetos de maternidade pelo seu novo "filho", o canal @VamosCriar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.