A amamentação é uma questão que sempre desperta muitas dúvidas quando esperamos gêmeos e, como vários dos assuntos relacionados à maternidade, vai depender de uma série de questões para ser bem-sucedida.

Sabemos que a vontade da mãe, a disponibilidade, o apoio que recebe dos familiares, o tipo de bico da mama, a idade gestacional, as condições de parto e o comportamento da criança são alguns dos fatores que podem influenciar no aleitamento materno, e quando a mãe precisa alimentar duas ou mais crianças, outros fatores se agregam.

Cada família vai receber de seu pediatra de confiança a orientação de como amamentar e alimentar gêmeos considerando, especialmente, as curvas de crescimento dos bebês, mas nunca é demais compartilhar as experiências que facilitam o dia-a-dia da mãe de gêmeos. E uma delas é a almofada de amamentação.

As almofadas geralmente comercializadas nos kits de enxoval no Brasil são arredondadas, e apesar de bem úteis para amamentar uma criança de cada vez, não funcionam quando a mãe opta por amamentar dois ao mesmo tempo.

Uma almofada especial para amamentar gêmeos  facilita a nossa vida, pois tem uma plataforma mais plana, capaz de suportar bem os dois bebês, nas posições indicadas para amamentar dois ao mesmo tempo. Otimizar o tempo das mamadas ajuda quando se tem duas ou mais boquinhas para alimentar, até porque no início essa é uma tarefa que dura um tempo considerável, e logo o horário da próxima mamada chega novamente.

Sem contar que em muitos momentos vai ser difícil fazer o(a) mano(a) esperar, então a solução, muitas vezes, é colocar os doisao mesmo tempo, sim. A almofada de amamentação profissional para gêmeos não é fácil de ser encontrada no Brasil, pois existe apenas uma loja que realiza a importação (https://www.supermamy.com.br), mas podem ser adquiridas por especialistas em compras que realizam esse serviço enviando encomendas do exterior. O investimento é considerável, então cada família pode e deve avaliar a necessidade de aquisição.

Além destas opções, a Me Two conheceu a Veronica, mãe de gêmeos que começou a fabricar essas almofadas específicas para amamentação gemelar. http://veronicalinder.com.br/

Claro que essas dicas podem facilitar a vida da mãe, mas o mais importante, ainda, é conhecermos nossos limites e observarmos nossos filhos, para entendermos o que funciona melhor para eles. Se você tem um depoimento bacana sobre amamentação de gêmeos ou múltiplos, ou quer contar sua história, compartilhe conosco: fale@metwo.com.br