RELAÇÃO ENTRE GÊMEOS VIRA LIVRO INFANTIL Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos De Tudo Um Pouco educação, conteúdo

RELAÇÃO ENTRE GÊMEOS VIRA LIVRO INFANTIL

Reportagem GaúchaZH – Folia em Familia
11 de junho de 2018
PESQUISA COMPORTAMENTAL SOBRE GÊMEOS – QUAL RETORNO PARA OS PAIS DE GÊMEOS
14 de junho de 2018

   Livro brinca com contraste entre gêmeas idênticas

“Imagina e o Cão”, de Ivone Rizzo Bins, transforma em poema a relação de gêmeas idênticas e suas personalidades distintas

Tatiana Lemos

 

Ilustração do Livro” Imagina e o Cão”.

A história de duas meninas “tão diferentes por dentro, tão iguais por fora” virou poema e se transformou em livro para todas as crianças. “Imagina e o Cão”, de Ivone Rizzo Bins, foi inspirado na relação das sobrinhas netas da autora, Julia e Dora, gêmeas idênticas. Concebido em rimas e ilustrado pela própria autora, que é também artista plástica e professora de Artes, o livro publicado pela editora Pé de Livros brinca com a dualidade das gêmeas, ao mesmo tempo idênticas e diferentes em seus gostos e personalidades. “Uma tem medo de bruxa, outra de bicho papão”.

 

“Adoro crianças, desde cedo sempre tive um encantamento especial por este universo. Acompanhar desde o nascimento estas minhas sobrinhas gêmeas idênticas me fez perceber e refletir o quanto deve ser difícil e ao mesmo tempo especial vivenciar filhos (as) gêmeos (as). Pude observar desde cedo que, no modo de vestir, já havia o olhar da mãe para as particularidades de cada uma. Não fazia como antigamente quando se vestiam sempre iguais”, conta Ivone.
Segundo a autora, o poema do livro nasceu espontaneamente em um dia de praia com as sobrinhas, enquanto segurava um bloco de desenhar e observava as gêmeas. “Surgiu do meu encantamento ao observar as diferentes formas de reagir às coisas e às situações, porém muito parceiras em tudo, sempre juntinhas e muito amigas, compartilhando cada brincadeira. Comecei também eu a brincar, mas com as palavras, em forma de rima”.
O título da obra desdobra a palavra IMAGINAÇÃO para articular a ideia de fantasiar um mundo de semelhança física e contrastes de personalidade. “Se complementam essas meninas, gêmeas como são”, sintetiza uma das rimas da obra.
O livro “Imagina e o cão” pode ser encontrado em Porto Alegre na Livraria Letras & Cia, no Paseo Shopping, na loja PP- na Cria, no Colégio João XXIII -, na Top Sul e na Bamboletras. Também é possível comprar entrando em contato com a autora diretamente pelo Facebook.

 

 

 

Sobre a autora
Ivone Rizzo Bins, é formada em Artes Plásticas e Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha como artista plástica e professora de Artes em Porto Alegre, e já ilustrou outras duas obras infantis: “O sumiço do pai de Carol”, de Marion Cruz, e “Histórias de boca”, Marisa Eizirik.

 

Já leu o relato da mãe de gêmeas Tanani falando sobre prematuridade das suas filhas? Clique aqui.

 

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.