ENJOOS E AZIA NA GRAVIDEZ DE GÊMEOS? NUTRI EXPLICA COMO EVITAR Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos Conversa com especialistas educação, conteúdo
Teatro: Super Gêmeas – uma comédia musical cara de pau em Poa
20 de abril de 2018
DISCIPLINA POSITIVA EM PAUTA – UM OLHAR PARA FILHOS GÊMEOS
25 de abril de 2018

DICAS DA NUTRI:

COMO AMENIZAR DESCONFORTOS DA GESTAÇÃO GEMELAR.

Sintomas comuns da gravidez podem ser agravados em uma gestação gemelar. Desconfortos como enjoo, constipação e azia costumam piorar com a pressão de dois ou mais bebês sobre o intestino e o estômago da mãe. A nutricionista Julia Melnick, co-idealizadora do portal Sisters Mommies, conversou com a Me Two e revelou alguns cuidados simples que podem ajudar as futuras mamães a amenizar esses problemas.

Quem sofre de enjoos matinais, por exemplo, deve evitar ingerir líquidos pela manhã. O correto, segundo Julia Melnick, é dar preferência a alimentos sólidos e secos, como pão ou bolacha de água e sal.

Julia Melnick é nutricionista especialista em nutrição e doenças crônicas, nutricionista clínica e materno infantil e co-idealizadora do portal @sistersmommies

“O alimento seco alivia muito essa sensação de enjoo que a gestante tem, principalmente a gestante gemelar”, afirma.

Com relação à azia, a dica é evitar o jejum prolongado e comer pequenas porções várias vezes ao dia.

O terceiro sintoma mais comum em grávidas de gêmeos é a constipação. A famosa “prisão de ventre” ocorre porque, na gestação, o movimento de peristaltismo (que empurra o bolo alimentar) fica bastante prejudicado com a pressão dos bebês. Neste caso, a nutricionista recomenda aumentar a ingestão de água, tomando no mínimo dois litros por dia, e fazer uma alimentação rica em fibras.

Mesmo comendo muita fruta, algumas grávidas reclamam que ainda sentem constipação e gases. Acontece que fibra em excesso também prejudica o funcionamento do intestino, ou seja, o ideal é que a gestante procure um especialista para ajudar a balancear a alimentação adequadamente.

Todas as dicas da nutricionista Julia Melnick estão no vídeo abaixo. Acompanhe os próximos “Conversa com Especialista” sobre nutrição na amamentação, introdução alimentar de gêmeos e outros temas!

Assista também nutrição na gestação gemelar: clique aqui.

 

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

2 Comments

  1. Vanessa silveira disse:

    Ola, achei barbaro a criacao metwo uma abordagem leve, esclarecedora e muito importante para nós maes de gêmeos.
    Sou mae Theo e Vicente 3 anos e meio e confesso que tive muitas dificuldades pois este universo mágico e múltiplo é apaixonante e de muita dedicacao e abdicações de muitas coisas em prol dessas vidinhas que dependem da gente.
    Gostaria muito que meus filhos tivessem mais contatos com gemelares para eles terem essa troca e ao mesmo tempo a dinâmica com gemelar e bem distinta e de disputa contínua.
    Gostaria muito de participar dos encontros.
    Um abraço, vanessa

    • Vanessa Rocha disse:

      Vanessa!
      Obrigada pelo retorno! São pessoas como você que os motivam a seguir a busca pela nossa causa que é tão linda! Se possível, deixa teu e-mail ou telefone para que possamos entrar em contato. De onde você é?
      Múltiplos beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.