DICAS DA NUTRI:

COMO AMENIZAR DESCONFORTOS DA GESTAÇÃO GEMELAR.

Sintomas comuns da gravidez podem ser agravados em uma gestação gemelar. Desconfortos como enjoo, constipação e azia costumam piorar com a pressão de dois ou mais bebês sobre o intestino e o estômago da mãe. A nutricionista Julia Melnick, co-idealizadora do portal Sisters Mommies, conversou com a Me Two e revelou alguns cuidados simples que podem ajudar as futuras mamães a amenizar esses problemas.

Quem sofre de enjoos matinais, por exemplo, deve evitar ingerir líquidos pela manhã. O correto, segundo Julia Melnick, é dar preferência a alimentos sólidos e secos, como pão ou bolacha de água e sal.

Julia Melnick é nutricionista especialista em nutrição e doenças crônicas, nutricionista clínica e materno infantil e co-idealizadora do portal @sistersmommies

“O alimento seco alivia muito essa sensação de enjoo que a gestante tem, principalmente a gestante gemelar”, afirma.

Com relação à azia, a dica é evitar o jejum prolongado e comer pequenas porções várias vezes ao dia.

O terceiro sintoma mais comum em grávidas de gêmeos é a constipação. A famosa “prisão de ventre” ocorre porque, na gestação, o movimento de peristaltismo (que empurra o bolo alimentar) fica bastante prejudicado com a pressão dos bebês. Neste caso, a nutricionista recomenda aumentar a ingestão de água, tomando no mínimo dois litros por dia, e fazer uma alimentação rica em fibras.

Mesmo comendo muita fruta, algumas grávidas reclamam que ainda sentem constipação e gases. Acontece que fibra em excesso também prejudica o funcionamento do intestino, ou seja, o ideal é que a gestante procure um especialista para ajudar a balancear a alimentação adequadamente.

Todas as dicas da nutricionista Julia Melnick estão no vídeo abaixo. Acompanhe os próximos “Conversa com Especialista” sobre nutrição na amamentação, introdução alimentar de gêmeos e outros temas!

Assista também nutrição na gestação gemelar: clique aqui.