GESTAÇÃO GEMELAR E NUTRIÇÃO Me Two O Universo de Gêmeos e Múltiplos Universo dos gêmeos e múltiplos Conversa com especialistas educação, conteúdo
UNIVITELINOS OU BIVITELINOS. QUAL A DIFERENÇA?
2 de abril de 2018
GRÁVIDA DE GÊMEOS: TUDO EM DOBRO? Com Dr. Gustavo Steibel
17 de abril de 2018

 

Por Tatiana Lemos

Uma gestação múltipla exige cuidados diferenciados com relação à nutrição da mãe e dos bebês. Segundo a nutricionista Julia Melnick, co-idealizadora do portal Sisters Mommies,  mãe de uma menina de cinco anos e de um casal de gêmeos de dois anos e quatro meses, o ganho de peso é uma das dúvidas recorrentes das gestantes.
Ela explica que a meta deve ser nutrir a mãe e os bebês, aumentando o peso da gestação sem que o crescimento da gordura no corpo ultrapasse 1kg ou 2 kg a mais no total. Ou seja, o peso da gestação é basicamente o aumento das mamas, do útero, do volume sanguíneo no corpo da mãe (que cresce 60%) e o peso dos nenês.

A qualidade da alimentação, portanto, é fundamental.

Se faltar ferro ou cálcio na nutrição dos bebês no útero, por exemplo, esses nutrientes serão “roubados” do sangue ou dos ossos da mãe, ocasionando anemia e osteoporose, segundo a nutricionista.

Julia também alerta para que cada caso seja avaliado individualmente por um nutricionista. “A coisa mais perigosa que se pode fazer é copiar o plano alimentar de outra grávida, mesmo que seja uma grávida de gêmeos”, diz.
Sobre o ganho de peso, o cálculo deve ser baseado na situação da gestante antes da gravidez e nas necessidades dos bebês. De uma maneira geral, se a mulher engravidou com peso saudável, de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal), ela deve ganhar de 18k a 24 kg no total, durante a gestação.

Da mesma forma, quem estava abaixo do peso pode ganhar mais do que 24 kg durante uma gravidez gemelar e, no caso de pessoas obesas, o recomendado é engordar menos de 18 kg. E não é somente uma questão estética: sobrepeso na gestação aumenta o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, entre outros males.

Confira o vídeo abaixo da nutricionista Julia Melnick sobre nutrição na gestação gemelar, e acompanhe os próximos “Conversa com Especialista”, que irão abordar a nutrição na amamentação e a introdução alimentar de gêmeos.


Julia Melnick é nutricionista: Especialista em nutrição e doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, hipercolesterolemia e glicose alterada, nutricionista clínica, materno infantil e co-idealizadora do blog @sistersmommies. Realiza consultas que podem ser agendadas pelo whatsapp (051) 984227144. Foto: Fernanda Schostack
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha
Vanessa Rocha é mãe da Isabela e do Gabriel de 6 anos. Na Me Two, é responsável pela geração de conteúdo. Sempre ligada no que tem de melhor quando o assunto são os gêmeos. Formada em Farmácia, com especialização na área de oncologia, saiu do hospital onde trabalhava para se dedicar à dupla. Aos poucos, retornou para a área e hoje atua eventualmente em algumas clínicas. Sempre criativa nas brincadeiras com seus filhos e segura quando o assunto é cuidar dos gêmeos, traz ideias e inspira muitas mães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.